Política

Condeixa-a-Nova: Avançam obras de recuperação do moinho de vento da Serra de Janeanes 

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 05-03-2021

O moinho de vento da Serra de Janeanes, em Condeixa, vai ser objeto de obras de recuperação, devolvendo-lhe dignidade e assegurando a sua conservação. 

PUBLICIDADE

A intervenção, no valor de 61 mil euros, concretiza um desejo antigo de recuperar aquele moinho de vento, peça da arqueologia industrial de grande valor histórico, pela sua raridade, e que foi já considerado pela Sociedade Internacional de Molinologia uma “peça autêntica de grande valor para a história da tecnologia”. 

“O moinho de vento da Serra de Janeanes tem, seguramente, um grande valor patrimonial e capital simbólico e era, desde há vários anos, alvo da nossa atenção. Vamos poder agora, finalmente, avançar com a sua recuperação, devolvendo-lhe a dignidade de outrora, enquadrado numa paisagem que é, também, única”, anuncia, Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa. 

PUBLICIDADE

Trata-se de um equipamento que vem do século XI, oriundo do oriente, e que se espalhou pela Europa, tornando-se na atualidade uma raridade, não apenas porque conservou a sua forma original, assim como os materiais empregues, mas, também, pelo enquadramento paisagístico de rara beleza em que se encontra.  

Exemplares idênticos ao moinho da Serra de Janeanes encontravam-se disseminados por toda a Europa ainda na década de quarenta do século XX. Porém, no fim da Segunda Guerra Mundial, a necessidade de “reconstruir” a Europa teve como consequência a execução do Plano Marshall que fez desaparecer a grande maioria destes símbolos da arqueologia industrial. Escapando a este “boom” reconstrutivo, Portugal conseguiu trazer estes equipamentos até aos dias de hoje, em que se procura assegurar a sua conservação. 

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE