Região

Condeixa-a-Nova apoia universitários com bolsas no valor global de 46 mil euros

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 15-06-2021

O município de Condeixa-a-Nova atribuiu 63 bolsas de estudo a estudantes carenciados residentes no concelho, num montante global de 46.200 euros.

PUBLICIDADE

Em comunicado hoje enviado à agência Lusa, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova refere que as bolsas de estudo Fernando Namora destinam-se a apoiar alunos em situação de carência e com aproveitamento escolar que, por “falta de meios, se veem impossibilitados de o fazer”.

O município pretende com a iniciativa “promover a igualdade de oportunidades de acesso ao ensino e incentivar os jovens a prosseguir os estudos para além do ensino secundário”.

PUBLICIDADE

“A atribuição de auxílios económicos a estudantes tem uma importância decisiva no combate às desigualdades económicas e sociais, muitas vezes obstáculo ao prosseguimento de estudos”, refere, em nota de imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Condeixa, Nuno Moita da Costa.

“É uma medida que implementámos em 2014 e que já ajudou alguns dos nossos licenciados a concluírem os seus estudos”, sustenta.

PUBLICIDADE

publicidade

No ano letivo de 2019/2020 foram atribuídas 54 bolsas de estudo, no valor de 33.400.

Este ano letivo 2020/2021 o município apoia mais nove candidatos, num valor global de 46.200 euros.

As candidaturas foram entregues durante o mês de dezembro de 2020, tendo sido feito o pagamento da primeira tranche aos candidatos apurados.

“O valor máximo a atribuir a cada aluno é de mil euros, ao qual é descontado metade do valor de outras bolsas de estudo que o candidato eventualmente receba. O valor da bolsa é pago em três prestações, a última das quais após o cumprimento das horas de voluntariado previstas no regulamento disponível no ’site’ do município”, explica aquela câmara do distrito de Coimbra.

Podem concorrer às Bolsas de Estudo Fernando Namora, cujo período de candidaturas decorre habitualmente em dezembro, os estudantes residentes há mais de um ano no concelho de Condeixa-a-Nova.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE