Primeira Página

Condeixa-a-Nova acolhe ações de formação para capacitar profissionais do turismo

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 22-02-2022

O município de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, acolhe o projeto Formação +Próxima, com ações de formação previstas para o próximo trimestre, para todos os profissionais e público em geral ligado ao turismo.

PUBLICIDADE

Esta formação que “vamos ter aqui, já com calendarizações feitas, é, ao fim ao cabo, continuar a preparar Condeixa para receber mais turistas e recebê-los de forma excelente, para que depois consigamos captar também hotelaria suficiente para podermos ter os turistas mais do que um dia em Condeixa”, disse hoje, na apresentação do plano de ação do Condeixa FoodLab, o presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita.

As ações de formação são todas gratuitas e têm calendarização prevista para os meses de março, de abril e de maio, sendo que vão realizar-se, na sua maioria, na escola Condeixa FoodLab.

PUBLICIDADE

Neste momento estão calendarizadas 14 ações de formação presenciais, no entanto, essas ações só estarão disponíveis no ‘site’ mensalmente.

“Nós temos como público-alvo fundamental os profissionais das empresas do concelho de Condeixa, mas as nossas ações serão livres, por exemplo, para outros profissionais de outras empresas do setor, que possam ser nomeadamente elegíveis para as ações de formação”, disse diretor na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, José Luís Marques.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto Formação +Próxima é um programa mais próximo das pessoas e mais próximo das necessidades dos territórios, destinado a profissionais do turismo, ao setor público e ao setor privado.

Através de um diagnóstico sobre as necessidades do setor no concelho e tendo em conta as potencialidades, foi desenvolvido um plano de formação adequado a Condeixa-a-Nova.

Existem ações de formação previstas nomeadamente nos domínios da estruturação do produto turístico, dos vinhos, da enogastronomia, e do marketing digital, aplicado a negócios do setor turístico.

“Estamos a viver esta contradição de querer retomar, de querer voltar a crescer, e as empresas debaterem-se com a falta de recursos humanos e nós queremos atacar essas duas situações, formando aqueles que já estão no setor, capacitá-los da melhor maneira possível para melhor serviço ao cliente, ao turista e atrair também mais recursos, portanto mais talento. Desempregados, pessoas de outros setores e pessoas em reconversão profissional”, sublinhou, José Luís Marques.

O plano de formação para 2022 e 2023 pode ser alvo de alterações, visto que podem surgir áreas que será necessário investir em formação e outras que podem deixar de fazer sentido.

Os interessados podem fazer a sua inscrição através do ‘site’ https://academiadigital.turismodeportugal.pt/index.php.

O Formação +Próxima é uma das iniciativas do Plano ‘Reativar o Turismo | Construir o Futuro’, que prevê diversas ações para estimular a economia e a atividade turística e permitir superar os objetivos e as metas de sustentabilidade económica, ambiental e social definidas na Estratégia Turismo 2027.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE