Vamos

Concursos de música colocam talento dos mais jovens à prova em Oliveira do Hospital

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 18-05-2024

O talento jovem do concelho é colocado à prova nos concursos de música “Festival Municipal da Canção” e “Soltem Talentos”, a decorrer em Oliveira do Hospital nos dias 25 de maio e 25 de julho. 

PUBLICIDADE

O “Festival Municipal da Canção”, no dia 25 de maio, é a primeira iniciativa, organizada pela Câmara Municipal, a fazer subir ao palco crianças e jovens, com idades entre os cinco e os 15 anos, para mostrarem a veia artística.

A concurso pretende fomentar o convívio entre crianças e jovens das freguesias de Oliveira do Hospital, proporcionando uma maior diversidade cultural, e sensibilizar e motivar as crianças e os jovens para a interatividade com a música.

PUBLICIDADE

No evento, que decorre no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, a partir das 21:30, uma dezena de participantes, divididos nos escalões “Infantil” e “Juvenil”, interpretam uma canção, enquadrada no âmbito do tema proposto, que privilegia autores e cantores da música portuguesa. 

As interpretações em palco podem ser feitas individualmente, em duplas ou em trio, e são acompanhadas de música ao vivo pela Banda STIV.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

O júri, composto pelos músicos e professores Miguel Calhaz, Roberto Lourenço e Monika Mathis, avaliam os candidatos de acordo com critérios como afinação, interpretação, postura em palco, ritmo e voz. O apoio logístico, de som e de luz é assegurado por RR Som e pelo Coral de Sant’Ana. 

Já o concurso “Soltem Talentos” decorre no dia 25 de julho, no Parque do Mandanelho, durante a edição deste verão da EXPOH, é dirigidos a jovens residentes no concelho de Oliveira do Hospital, com idades entre os 15 e os 35 anos, que podem participar individualmente ou em grupo. 

Esta iniciativa pretende descobrir novos valores artísticos e dar a oportunidade a jovens de mostrarem as aptidões, nas áreas da voz, com teatro, declamação ou comédia, da música, com canções ou instrumental, a solo ou em banda, da dança, nas áreas da dança clássica, moderna ou contemporânea, e nas artes circenses, com apresentação de performances de magia, equilíbrio, acrobacia e malabarismo. 

As inscrições para a participação no concurso “Soltem Talentos” decorrem até ao dia 31 de maio, presencialmente no Gabinete de Apoio à Vereação da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, ou através do preenchimento de um formulário que deve ser, depois, remetido por e-mail.

Os três vencedores, escolhidos pela seleção de um júri composto por elementos das áreas a concurso e da Câmara Municipal, recebem prémios monetários no valor de 350 euros, 200 euros, e 100 euros, respetivamente, que devem ser utilizados em compras no comércio local.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE