Coimbra

Concurso Queijos de Portugal põe à prova 184 referências em 20 categorias

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 13-10-2015

Decorre nos dias 15 e 16 de Outubro a sétima edição do ‘Concurso Queijos de Portugal’, uma iniciativa da Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL) com o objectivo de estimular o desenvolvimento da indústria queijeira nacional, promover e divulgar o queijo português de qualidade (e a sua diversidade), reforçando a notoriedade e aumentando o reconhecimento do mesmo junto do consumidor.

PUBLICIDADE

queijo_serra_da_estrela_dos_lobos_03

Aberto a todos os fabricantes de queijo em Portugal, as inscrições do ‘Concurso Queijos de Portugal 2015’ fecharam na sexta-feira e contabilizaram-se 184 referências diferentes. Tal como até aqui, esta amostra vai ser alvo de uma avaliação objectiva e técnica, sendo o painel de provadores deste ano composto por 20 jurados, representantes dos sectores queijeiro e gastronómico, dos organismos de controlo e certificação, de instituições de ensino, da restauração e distribuição, dos meios de comunicação social e, também, consumidores.

PUBLICIDADE

Organizado desde 2009 e tendo vindo a crescer sustentadamente desde a primeira edição, o ‘Concurso Queijos de Portugal’ é já uma referência nacional, premiando ano após ano o que de melhor se faz no universo em causa. À semelhança do número de amostras, também as categorias têm vindo a aumentar: este ano a ANIL introduziu uma nova categoria – a de Queijos para Barrar –, aumentando para vinte o número total (consultar tabela abaixo).

Os vencedores vão ser anunciados na segunda-feira, dia 02 de Novembro, pelas 15h30. A cerimónia de Entrega de Prémios do ‘Concurso Queijos de Portugal 2015’ vai ter lugar no Centro de Congressos de Lisboa, no decorrer do ‘Encontro com o Vinho e Sabores 2015’, um evento organizado pela Revista de Vinhos, parceira desta iniciativa. Os queijos vencedores estarão em prova, sendo admitida a presença mediante contacto e posterior confirmação por parte da ANIL, até dia 28 de Outubro através do endereço de e-mail anilca@mail.telepac.pt.

PUBLICIDADE

publicidade

O ‘Concurso Queijos de Portugal 2015’, que tem lugar nas instalações da Controlvet / Fullsense em Tondela, é organizado pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios, em colaboração com a Fullsense – Análise Sensorial. Conta com o apoio da Controlvet, da Revista de Vinhos, da JP Sá Couto, da Escola Profissional de Tondela e a Dão Catering.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE