Câmara vai fazer obras na Escola do Bairro Norton de Matos

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 26-08-2017

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá apreciar e votar, na sua reunião da próxima segunda-feira, a abertura do concurso público da empreitada “Beneficiação da Escola do 1.º CEB do Bairro Norton de Matos”. O preço base do concurso é de 413.404,24 euros (c/IVA) e o prazo de execução 300 dias.

PUBLICIDADE

escola

No exterior do edifício, o muro onde se encontram localizados os portões de entrada no recinto da escola será recuado. Pretende-se, assim, beneficiar a utilização do passeio, que atualmente é bastante estreito, durante as fases de entrada e saída da escola. Serão ainda retificados alguns troços de muros que se encontram bastante degradados e construído um arrumo na zona do telheiro, adjacente às instalações sanitárias.

PUBLICIDADE

O edifício, construído no princípio dos anos setenta do século XX, foi projetado pelo arquiteto João Plácido dos Santos. Esta reabilitação leva em linha de conta a arquitetura de referência dos anos em que foi construído, pelo que se mantém a linguagem estética exterior.

As condições de utilização da Escola do 1.º CEB do Bairro Norton de Matos vão ser beneficiadas, nomeadamente através da reestruturação da rede de eletricidade, rede informática, instalação para aquecimento (ar condicionado), rede de segurança contra incêndios, construção de novos arrumos e beneficiação da copa que se encontra bastante degradada e pouco funcional.

PUBLICIDADE

publicidade

Mais especificamente, a cobertura existente, constituída por painéis que contêm amianto, será substituída por painéis sanduiche lacados com isolamento térmico. Já o átrio principal será ampliado. Tal é necessário por questões relacionadas com a evacuação e segurança contra incêndios. Neste sentido, serão demolidos os arrumos instalados numa das escadas para libertação desta e alterado o sentido de abertura das portas localizadas em caminhos de evacuação.

Proceder-se-á à substituição dos vidros simples por vidros duplos sem alteração da caixilharia. Nas paredes, tetos e cimalhas serão verificados e detetados problemas de humidades, no sentido de precaver futuras infiltrações. Ao nível das madeiras, será feita a manutenção de todos estes materiais, substituindo o que estiver em muito mau estado e voltando a envernizar conforme a cor atual.

A lista de trabalhos inclui ainda tratamento do pavimento das salas de aula em taco e madeira, nivelar e envernizar com verniz acetinado à cor atual; remover a pintura interior existente e pintar com tinta acetinada; manutenção e limpeza do pavimento existente em mosaico hidráulico; beneficiação da copa que inclui pias novas, construção de novos armários em aço inox, bancada banho-maria móvel e abertura de passa-pratos; beneficiação das bancadas/armários existentes, substituindo todas as portas em madeira por aço inox; e colocação de “BulletinBoard” em duas das paredes das salas e nos corredores.

Na empreitada está incluído o fornecimento de monoblocos para o funcionamento provisório da escola no decurso das obras.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE