Coimbra

Concurso de Jeropiga da Freguesia de Tentúgal foi um sucesso!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 29-01-2017

Estiveram a concurso 24 doces néctares no I Concurso de Jeropiga da Freguesia de Tentúgal realizado na sede do Grupo Cénico e Amador da Portela, na freguesia de Tentúgal, no dia 29 de janeiro.

PUBLICIDADE

unnamed
“Depois de duas edições de ensaio dirigidas só a mulheres e a jeropigas feitas na Portela, realizadas em 2015 e 2016, a iniciativa ganhou dimensão com o desafio feito pela Junta de Freguesia de Tentúgal e alargou-se a toda a freguesia”, referiu Paula Buco, da Jeropiga “A Casta da Amizade” – um grupo constituído por Paula Buco, Lúcia Rossa, Judite Santos, Áurea Alexandra, Isabel Cavaco e Dolores Varela.

 
“Esta foi uma ideia que foi crescendo e que antes desta organização mais formal começou nos jantares que fazíamos e nos quais íamos degustando e avaliando a jeropiga que era feita nas diversas casas”, recordou.

PUBLICIDADE

 
Ao elogiar a iniciativa, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado do seu chefe de Gabinete, Décio Matias, reforçou: “É muito bonito o que a Jeropiga “A Casta da Amizade” está fazer. Vê-se que é um grupo que se está a divertir muito. Este é o verdadeiro espírito da amizade, da alegria, do convívio e da preservação das nossas tradições”.

unnamed (1)
Com humor, o presidente da Junta de Freguesia de Tentúgal, Raul Leitão, referiu: “Sem dúvida que a Jeropiga “A Casta da Amizade” é sempre uma boa casta e por isso os meus sinceros parabéns. Este concurso terminou e que venha o do próximo ano!”

PUBLICIDADE

publicidade

 
Com a difícil tarefa de avaliar a cor, o aroma, o sabor e a textura das jeropigas, o júri – composto por cinco elementos das localidades da freguesia – Cláudia Gaspar (Póvoa de Santa Cristina), Daniela Lourenço (Ribeira dos Moinhos), Edite Mora (Portela), Filipa Sousa (Morraçã) e Marta Lopes (Tentúgal) – chegou a um veredicto e atribuiu o 1º lugar à jeropiga feita por Paulo Jorge Matias, da Portela). Em 2º lugar ficou Aldo Garrote Santana, da Portela, e o pódio ficou fechado com Arnaldo Ribeiro, da Portela.

 
No final, o muito público presente foi convidado a provar as jeropigas que estiveram a concurso.

 
A confraternização foi uma constante no I Concurso de Jeropiga da Freguesia de Tentúgal e a organização preparou ainda um lanche de confraternização e um momento musical que ficou a cargo do Grupo de Fados Amigos da Portela, constituído por Eva Seiça, Humberto Garrote e Valdemar Freire.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE