Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Concerto teste-piloto em Coimbra com balanço positivo (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 09-05-2021

Coimbra recebeu ontem, dia 8 de maio, o terceiro concerto teste-piloto em Portugal. Um concerto na Praça da Canção com inicio às 20:30 e que contou com as atuações de Anaquim, The Twist Connection, Birds are Indie e Portuguese Pedro.

PUBLICIDADE

Este concerto teste-piloto permitiu avaliar a exequibilidade do regresso dos eventos ao ar livre em contexto de pandemia. Deste modo o controlo foi mantido em todo o processo, com os espetadores a terem de cumprir requisitos: serem residentes em Portugal, ter entre 18 e 65 anos, não pertencer a um dos grupos de cidadãos considerados de risco, não ter estado com alguém infetado nos últimos 14 dias , não ter contactos de risco regulares, e não ter estado com pessoas infetadas nos últimos 90 dias.

Além do uso obrigatório de máscara foi necessário apresentar um teste antigénio negativo à covid-19. A Cruz Vermelha Portuguesa realizou durante todo o dia testes aos espetadores, bem como o staff e comunicação social. Todos os testes deram negativo.

O concerto teste-piloto ficou aquém da limitação máxima de plateia em pé de 1.000 pessoas. Cerca de 500 pessoas marcaram presença no espetáculo, divididas em grupos de 250 de forma a cumprir as regras estipuladas. A distância física foi garantida em todo o concerto.

“Este concerto foi organizado em tempo recorde, em menos de uma semana organizámos tudo. Este foi um teste não só ao comportamento do público mas também à capacidade de organização da Câmara Municipal de Coimbra” refere Carina Gomes, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra.

Ao Notícias de Coimbra Álvaro Covões, da direção da Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos, promotora dos concertos teste-piloto em Portugal, refere que com este projeto as associações do setor em parceria com as autarquias pretendem dar as informações suficientes às autoridades de saúde para que tirem as conclusões necessárias para compreender se é possível aumentar a lotação das salas de espetáculos, que neste momento estão a 50%, e se é também possível viabilizar a tipologia de espetáculos com plateia em pé.

PUBLICIDADE

Nos três concertos teste-piloto realizados no país todos os testes antigénio à covid-19 realizados aos espetadores e equipa técnica deram negativo, o que “é muito bom sinal” refere Álvaro Covões.

O público presente demonstrou já ter saudades de assistir a um concerto. “As regras foram todas cumpridas com enorme segurança e espero que em breve volte a haver um concerto destes. Espero que possam voltar os grandes festivais”, refere João Costa, um espetador do concerto.

Este concerto teste-piloto durou cerca de duas horas e garantiu a animação do público que já há 14 meses não assistia a um concerto de plateia em pé em Portugal.

Veja os diretos NDC:

Veja o direto NDC de Anaquim no concerto teste-piloto 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com