Coimbra

Concerto e escultura celebram carreira de Linhares Furtado nos transplantes

António Alves | 7 horas atrás em 09-07-2025

Dupla homenagem acontece no Dia Nacional do Dador e Transplantação de Órgãos.

No dia 20 de julho de 1969, houve dois acontecimentos que marcaram Portugal e o Mundo. No nosso país, Alexandre Linhares Furtado teve lugar o primeiro transplante de rim com dador vivo. A nível mundial, foi a vez do Homem pisar solo lunar.

Para assinalar o feito nacional, tem lugar neste dia em Coimbra uma tripla homenagem a Alexandre Linhares Furtado. Trata-se do culminar das comemorações dos 55 anos do primeiro transplante em Portugal que se iniciaram em 2024.

PUBLICIDADE

No dia 20 de julho de 2025, têm lugar três iniciativas. A primeira decorre entra as 16:30 e as 18:30 no Pavilhão Centro de Portugal. Neste período, é assinalado o Dia Nacional do Dador e da Transplantação de Orgãos através do Instituto Português do Sangue e da Transplantação / Sociedade Portuguesa de Transplantação.

Pelas 19:00, junto à entrada principal de entrada para os Hospitais da Universidade de Coimbra, é descerrado o busto de Alexandre Linhares Furtado.

Para finalizar este dia, o Parque Verde do Mondego acolhe a partir das 20:30 o Concerto de Homenagem a Alexandre Linhares Furtado.

Em palco, a Orquestra Clássica do Centro irá tocar a Sinfonia n° 9 em ré menor, Op. 125, de Ludwig van Beethoven, e a estreia da Obra “Exortação”, da autoria de Eurico Carrapatoso e soneto de Paulo Ilharco.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE