Região

Comunidade ucraniana com tasquinha nas Festas de Penacova (com vídeos e programa)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 27-06-2022

A comunidade ucraniana, que se instalou no concelho de Penacova depois da guerra, vai ter uma tasquinha nas Festas do Município, que decorrem de 14 a 17 de julho. O programa e o formato do evento, que conta com três palcos, 20 tasquinhas e outros tantos artesãos, foi hoje apresentado no centro da vila. 

PUBLICIDADE

“Foi feito um convite à comunidade ucraniana que veio para Penacova depois do conflito para estarem presentes nas Festas do Município com uma tasquinha”, informou o presidente da Câmara Municipal Álvaro Coimbra que falava aos jornalistas na Rua de São João. Foram acolhidos no concelho 47 refugiados, 17 dos quais são crianças que já estão em estabelecimentos escolares, assim como os adultos já se encontram a trabalhar, a maioria em instituições particulares de solidariedade social (ipss), revelou Carlos Sousa, vereador da Ação Social e Inclusão que também marcou presença na sessão de apresentação.

A intenção, explicou o vereador, é que “aqueles que foram acolhidos e integrados façam parte da festa com iguarias da Ucrânia”. Para isso, adiantou, vai contribuir uma das refugiadas que já era cozinheira no seu país de origem. “É uma oportunidade de integrar, de estarmos com eles, de conhecermos a cultura ucraniana”, acrescentou o vereador. Refira-se que a tasquinha da Ucrânia é uma das 20 que vão integrar o evento. 

PUBLICIDADE

publicidade

As festas, de entrada gratuita, vão decorrer este ano pela primeira vez no centro da vila, entre a Rua de São João e o Largo Alberto Leitão, passando esta zona central a ser pedonal. 

“Decidimos trazer as festas do município para o centro da vila de Penacova porque queremos ajudar o comércio local, dar vida e visibilidade a esta zona, que precisa da nossa atenção. Felizmente, mais de 90% dos comerciantes já mostraram interesse em ter os seus estabelecimentos abertos no horário alargado das festas e, inclusive, em fazer promoções especiais para atrair clientes, o que demonstra a razão que nos assiste ao mudar o local do certame, trazendo-o para o coração da sede do município”, referiu Álvaro Coimbra.

PUBLICIDADE

O certame conta ainda com três palcos, sendo um para os cabeças de cartaz: a banda HMB, o artista brasileiro Maninho, Ruizinho de Penacova, P*ta da Loucura, Remember, Mesa para Cinco e Rock n’ Riders. Outros dos palcos contará com as atuações de ranchos, filarmónicas e outros grupos do concelho e um terceiro para DJ’s. 

Além da música e da gastronomia, haverá também artesanato com a presença de duas dezenas de artesãos, de todo o país, mas com destaque para os do concelho de Penacova. “Pela primeira vez, vamos ter uma grande área só de artesanato, com uma oferta muito diversificada e muito interessante de produtos. E vamos também entregar as tasquinhas apenas às associações locais, que precisam muito de ser ajudadas e nós sabemos que as receitas conseguidas nestes quatro dias de festa serão francamente importantes para as coletividades fazerem face a uma série de despesas”, salientou Álvaro Coimbra.

Para além da animação cultural, o certame conta ainda com uma programação na área do desporto, como trail ou caminhadas, que foi apresentada pela vereadora do Desporto Magda Rodrigues (ver programa em baixo), assim como uma zona dedicada em exclusivo às crianças 

António Magalhães Cardoso, vereador da gestão do Espaço Público assim como da Mobilidade e Transportes, garantiu que, apesar das alterações ao trânsito provocadas pelas festas, a mobilidade e a circulação de veículos de emergência estão asseguradas.

Leia também: Maninho e HMB nas Festas de Penacova – Notícias de Coimbra (noticiasdecoimbra.pt)

Veja o direto NDC com Álvaro Coimbra:

Veja a apresentação do evento na íntegra:

 

Programa de espetáculos
No dia 14 de julho, quinta-feira, a primeira banda a subir ao palco principal da Festa das Associações, da Gastronomia e do Artesanato de Penacova será, às 21h30, o grupo “Mesa para cinco”. O espetáculo prosseguirá, às 22h30, com Ruizinho de Penacova.
A noite terminará, no Palco Dj’s, com MD Paulo Duarte.

No dia 15, “Rock n’ Riders” abrirão, às 21h30, os concertos no palco principal, seguindo-se, às 22h45, “A P*ta da Loucura”. Este “Musical comedy show” by Dj Rubim e Mc Quimbé. Dj Cédric encerrará a noite, que se irá prolongar até às 4 horas da madrugada.
No dia 16, a banda Remember será a primeira a subir ao palco principal, às 21h30, para tocar os grandes êxitos dos anos 80 e 90. Uma hora depois, será a vez de HMB, a banda portuguesa de soul e rhythm and blues, que integrou o prestigiado e restrito cartaz da edição de 2022 do Rock in Rio Lisboa. Depois, até às 4 horas da madrugada, a noite prosseguirá, no Palco Dj’s, com Nuka.

No último dia das festas do município, a estrela da noite será Maninho, cantor e guitarrista brasileiro. O “Palco Associações” terá animação até às 22h.

Programa desportivo
Dia 15 julho:
– Sunset Trail
19h30 caminhada (8kms)
20h00 trail (15kms)

Dia 16 de julho:
Subida de Sto António
19h00- 23h00

Dia 17 Julho:
9h00 XCO Portela de Oliveira
9h00 Free trail (18kms) e Caminhada (12kms)

Horário do certame
Dia 14, entre as 18h e a 01h
Dia 15, entre as 18h e as 04h
Dia 16, entre as 12h e as 04h
Dia 17, entre as 12h e as 24h

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE