Comunidade quer demonstrar que requalificação do IP3 é mais barata do que “meia autoestrada”

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 12-04-2018

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões está a desenvolver um estudo para demonstrar que a requalificação do IP3 é mais vantajosa financeiramente do que construir uma autoestrada, revelou o presidente do município de Tondela, José António Jesus.

PUBLICIDADE

O autarca, que foi o autor da proposta, recorda que o seu município foi o primeiro a defender que, “se não há dinheiro para se fazer uma autoestrada nas condições políticas existentes, então que se requalifique de forma absolutamente clara o IP3, garantindo duas faixas em cada sentido com separador central”.

PUBLICIDADE

O Itinerário Principal 3 (IP3) liga a fronteira de Vila Verde da Raia à Figueira da Foz, mas apenas o troço Coimbra – Viseu não tem perfil de autoestrada.

Segundo José António Jesus, o estudo pretende demonstrar que “é possível requalificar o IP3 todo, com separador central e duas faixas de circulação em cada sentido, mais barato do que eventualmente construir metade de uma autoestrada”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Estamos em condições de demonstrar que existe uma solução justa, racional, equilibrada e financeiramente comportável para o Orçamento do Estado”, sublinhou o presidente da Câmara de Tondela.

Salientando que há abertura do Governo para discutir a requalificação, o autarca frisa que o propósito da CIM Viseu Dão Lafões é defender um plano “que seja exequível, com um calendário conhecido por toda a gente e que se saibam o que se vai fazer com estes recursos e meios”.

“A CIM Viseu Dão Lafões está a trabalhar em modelos que possam contribuir para um diálogo que procure as melhores soluções técnicas e financeiras”, acrescentou.

A Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 entregou no dia 06 uma petição na Assembleia da República, com “mais de sete mil assinaturas”, reivindicando “a melhoria e alargamento” da via, entre Coimbra e Viseu, sem introdução de portagens.

“Defendemos que todo o trajeto entre Coimbra e Viseu tenha via dupla em toda a sua extensão” (perto de 80 quilómetros) e que sejam suprimidos os cruzamentos de nível, mas sem a introdução de qualquer portagem, sublinhou à agência Lusa Álvaro Miranda, daquela associação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE