Comunidade artística manifesta-se contra “descalabro da política cultural”

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 06-04-2018

Várias estruturas associativas do setor da cultura organizam hoje manifestações em diversos pontos do país contra o que dizem ser um momento de “descalabro da política cultural” do país, traduzido nos concursos de apoio às artes.

PUBLICIDADE

JARDIM DA MANGA COIMBRA

Às 18:00, vão decorrer protestos em Lisboa, Porto, Coimbra, Funchal e Beja, assim como em Ponta Delgada (às 17:00 locais), marcados na sequência da crescente contestação ao novo modelo de financiamento das artes, depois de conhecidos os resultados provisórios do programa de apoio sustentado até 2021.

PUBLICIDADE

Horas antes, o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, vai participar num debate, na Assembleia da República, requerido pelo CDS sobre os “problemas na área da Cultura”.

Convocados pelo Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos (CENA-STE), pela REDE – Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea, pela Associação Plateia, pelo Manifesto em defesa da Cultura e pela PERFORMART, a base dos protestos, segundo comunicado das várias estruturas, exige, em primeiro lugar, a “reposição da dotação orçamental do Programa de Apoio Sustentado às Artes para os valores de 2009, indexados à inflação, corrigindo-se o impacto negativo dos concursos em curso”.

PUBLICIDADE

publicidade

Adicionalmente, reivindicam o “combate à precariedade na atividade artística e estabilidade do sector”, a “definição de uma Política Cultural, revendo-se o Modelo de Apoio às Artes e respetivos instrumentos de financiamento” e um “compromisso com o patamar mínimo de 1% do Orçamento do Estado para a Cultura, já em 2019”.

O protesto em Coimbra decorre junto à Delegação Regional de Cultura do Centro, na Rua Olimpio  Nicolau Fernandes, junto ao Jardim da Manga

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE