Saúde

Comunicação com o doente crónico

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 29-06-2014

Prosseguindo com o seu Ciclo de Conferências 2014, a Secção Regional de Coimbra da Ordem dos Farmacêuticos vai promover a 30 de junho, às 17:00, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, uma conferência intitulada “A comunicação com o doente crónico”, da responsabilidade do médico psiquiatra Pedro Morgado.

PUBLICIDADE

As competências de comunicação clínica constituem-se como ferramentas fundamentais para o estabelecimento de relações terapêuticas eficazes.

Na relação com os doentes, o bom uso das competências de comunicação contribui para o aumento da sua confiança nos profissionais de saúde bem como para o fortalecimento da aliança terapêutica estabelecida entre ambos. Por outro lado, a literatura mais recente tem identificado o mau uso das competências de comunicação como um dos fatores mais determinantes para o aumento da conflituosidade entre doentes e profissionais bem como para a maioria das reclamações que surgem no setor da saúde.

PUBLICIDADE

O conhecimento dos fatores que influenciam a qualidade da comunicação e da relação estabelecidas bem como de estratégias que permitam melhorá-las constituem-se, assim, como absolutamente necessários para uma prática clínica mais bem-sucedida e mais gratificante.

Pedro Morgado é médico psiquiatra e professor universitário. Doutorado em Medicina pela Universidade do Minho, exerce clínica no serviço de Psiquiatria do Hospital de Braga e é professor auxiliar na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho. É também investigador no Laboratório Associado ICVS/3B’s. É autor de mais de uma dezena de trabalhos publicados em revistas científicas internacionais.

PUBLICIDADE

publicidade

A inscrição na Conferência é gratuita, mas obrigatória.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE