Cidade

Companhia Marionet celebra 20 anos em Coimbra com a sua primeira peça de tema científico

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 16-11-2020

A companhia Marionet, de Coimbra, celebra 20 anos de existência com a remontagem de “A Revolução dos Corpos Celestes”, a sua primeira peça de tema científico.

PUBLICIDADE

“A evolução dos corpos celestes” é a peça remontada pela Companhia Marionet, em Coimbra, para assinalar os 20 anos de atividade. DR

No ano em que assinala os 20 anos de companhia, a Marionet apresentou em outubro, no Salão Brazil, “Estranho Amor”, sendo que a remontagem de “LED – Viagem ao interior num computador”, prevista para junho, deverá ser apresentada no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) no final de janeiro, disse à agência Lusa o diretor do grupo, Mário Montenegro.

Devido às regras do estado de emergência, a peça é apresentada quinta e sexta-feira às 19:00 e no sábado e domingo às 11:00.

PUBLICIDADE

A peça “A Revolução dos Corpos Celestes”, estreada em 2001 no extinto Museu Nacional da Ciência e da Técnica, é o regresso da companhia ao espetáculo que é, em parte, responsável pelo percurso da companhia, focada no teatro de tema científico.

O espetáculo aborda a evolução do conhecimento sobre a posição da Terra no universo, ancorando-se nos avanços científicos de três homens: Ptolomeu, Copérnico e Galileu.

PUBLICIDADE

publicidade

A evolução da cosmologia é acompanhada por outras duas personagens – “um espírito livre e um espírito conservador” -, apresentando questões relacionadas com a História, com o exercício do poder e com o confronto entre a ciência e a igreja.

Em nota de imprensa, a Escola da Noite, companhia que gere o TCSB, “congratula-se por ter sido possível recalendarizar a temporada, ainda que com os horários condicionados pelo actual estado de emergência”.

Esta é a quinta estreia da Marionet no TCSB.

“A Revolução dos Corpos Celestes” é interpretada pelos atores Miguel Lança, Filipe Eusébio e Susana Pereira Francisco.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE