Primeira Página

Como vai ser o verão: Muito calor ou assim-assim?

Notícias de Coimbra | 4 semanas atrás em 23-06-2024

O verão já começou e a pergunta que se impõe é: como vai ser esta estação em Portugal? Meteored Portugal já traçou as primeiras previsões para o próximo trimestre.

PUBLICIDADE

Alfredo Graça, geógrafo e especialista do Meteored, avança que a “previsão é de temperaturas mais quentes do que o normal em Portugal continental no verão 2024, mas haverá exceções“, explicando que nos últimos dois anos Portugal continental registou dois dos seus seis verões mais quentes desde 1931.

“O que acontece é que a corrente de jato polar é a responsável pela situação meteorológica que temos vivido nas últimas semanas, permitindo uma grande variabilidade de estados de tempo na nossa geografia”, refere..

PUBLICIDADE

De acordo com a mais recente atualização do modelo de referência da Meteored, “mantém-se a previsão de um verão mais quente do que o habitual, não só em Portugal continental, Açores e Madeira, mas também em quase todo o resto da Europa”, lembra.

Mas, em exceção, segundo o mapa de previsão de anomalia de temperatura do ECMWF para o trimestre julho, agosto e setembro 2024, constata-se que os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, total ou parcialmente, registarão valores dentro da média nos próximos três meses, contrariando a tendência de calor intenso do resto do país e da Europa.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE