Coimbra

Como regenerar comunidades e lugares aliando cultura, turismo e criatividade?

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 15-12-2020

Com base nos resultados do projeto CREATOUR – “Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e em Áreas Rurais” (2016-2020) coordenado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, a publicação Turismo Criativo: Guia para Profissionais. Como regenerar comunidades e lugares aliando cultura, turismo e criatividade? visa esclarecer e orientar profissionais do setor cultural e criativo e do setor do turismo que desenvolvam ou pretendam desenvolver projetos de turismo criativo com base em práticas colaborativas, em particular, em áreas rurais e cidades de pequena dimensão.

PUBLICIDADE

Além de um enquadramento, contributos e potencial do turismo criativo, são apresentados alguns exemplos de turismo criativo em Portugal, baseados nas atividades-piloto desenvolvidas no âmbito do CREATOUR; exemplos de algumas boas práticas internacionais; bem como fatores-chave e recomendações para desenvolver um produto de turismo criativo.

PUBLICIDADE

publicidade

Foi ainda lançado um documento de Recomendações políticas para o desenvolvimento do turismo criativo em cidades de pequena dimensão e áreas rurais, que, apontado a políticas concretas para esta área, propõe recomendações às autoridades e organismos a todos os níveis (nacional, regional e local). Ambos os documentos estão disponíveis online:

– Turismo Criativo: Guia para Profissionais. Como regenerar comunidades e lugares aliando cultura, turismo e criatividade? | https://creatour.pt/publications/turismo-criativo-guia-para-profissionais/

PUBLICIDADE

– Recomendações políticas para o desenvolvimento do turismo criativo em cidades de pequena dimensão e áreas rurais | https://creatour.pt/publications/recomendacoes-politicas-para-o-desenvolvimento-do-turismo-criativo-em-cidades-de-pequena-dimensao-e-areas-rurais/

O projeto CREATOUR – “Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e em Áreas Rurais” (2016-2020) foi um projeto de investigação multidisciplinar baseado numa abordagem teórico-prática de processos colaborativos, que visou contribuir para o desenvolvimento de um setor de turismo criativo sustentável, em cidades de pequena dimensão e áreas rurais em quatro regiões de Portugal: Norte, Centro, Alentejo e Algarve.

No âmbito deste projeto foi igualmente produzido o documentário «creatour.pt – turismo criativo em Portugal»,   galardoado com sete prémios em festivais de turismo, de âmbito nacional e internacional, destacando-se o festival ART&TUR Viseu 2020 – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu em Viseu, entre 20 e 23 de outubro, onde venceu o 1.º Prémio em três categorias: «Turismo Sustentável e Responsável», «Melhor Documentário» (até 90′) e «Melhor Documentário Nacional».  

 

Coordenado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra o projeto CREATOUR teve como parceiros o CIDEHUS da Universidade de Évora, o CIEO da Universidade do Algarve, o DINÂMIA’CET-IUL do ISCTE-IUL e o Lab2PT da Universidade do Minho. Foi financiado pelo Programa de Atividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020, através do COMPETE 2020, POR Lisboa, POR Algarve e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE