Extra

Como fazer um bom CV: 3 Dicas de ouro

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 12-04-2021

Saber como fazer um bom CV é essencial nos dias de hoje, onde a competição é feroz e escasseiam as (boas) vagas de emprego. Recorde-se que o curriculum vitae é muitas vezes o seu primeiro cartão de visita, sendo a melhor forma de impressionar um empregador e também de se destacar dos restantes candidatos. 

PUBLICIDADE

Assim sendo, aqui ficam três dicas de ouro para criar um bom CV.

1. Informação essencial – e adaptada

Para começar, no seu CV é importante indicar sempre:

PUBLICIDADE

  • Dados pessoais (nome e dados de contacto – informações como data de nascimento, nacionalidade ou morada não são obrigatórias);
  • Experiência profissional (de preferência por ordem decrescente, da experiência mais recente para a mais antiga);
  • Habilitações literárias;
  • Outras competências (idiomas, conhecimentos técnicos, carta de condução, etc.).

Quanto ao tamanho, um curriculum deve ter no máximo duas páginas. Para muitos empregadores e empregados de Recursos Humanos, uma página é mais do que suficiente. Por essa razão, evite colocar no CV tudo aquilo que fez (cada formação, cada workshop,…) ou explicar ponto por ponto todos os trabalhos que fez e respectivas tarefas. Caso contrário, mais do que ser revelador das suas competências, acabará por se revelar… maçador! No CV coloque apenas aquilo que é realmente essencial.

Igualmente importante é saber adaptar o CV em função do trabalho a que se candidata. Deste modo – e aí sim – poderá destacar aquilo que mais se adequa à posição em questão – sejam as tais formações ou determinadas tarefas.

PUBLICIDADE

publicidade

Obviamente que isto implica um esforço maior, já que terá de adaptar o seu CV em função dos diferentes trabalhos a que se candidata. Porém, verá como também lhe assegurará uma maior probabilidade de passar à fase seguinte e, assim, ser contactado para uma entrevista.

2. CV em inglês

Hoje em dia, muitas empresas pedem que o currículo seja feito em inglês. Tal acontece, por um lado, porque vivemos num mundo cada vez mais global, onde as próprias empresas operam internacionalmente. Também é cada vez mais comum que muitas empresas usem o inglês como idioma de comunicação, sobretudo quando se trabalha em equipas internacionais.

Por outro, mesmo que não o peçam, esta é também uma forma de avaliar o seu conhecimento neste idioma. A verdade é que o conhecimento do inglês é cada vez mais transversal e necessário. A pensar nisso, neste artigo, explicam precisamente como fazer um bom currículo em inglês, partilhando preciosos conselhos.

3. Design cuidado

Durante muitos anos, o modelo de CV mais popular foi o Europass CV, sendo inclusive exigido por várias empresas. Hoje em dia, isso já não acontece!

Da mesma forma que “uma imagem vale mais do que mil palavras”, também um CV com um design atrativo é meio caminho para se destacar e chamar a atenção e, assim, se destacar dos restantes cuidados.

E lembre-se: um design cuidado não significa apenas um curriculum vitae bonito. Há outros aspectos importantes, que deverá considerar. Por exemplo, as cores escolhidas, o tamanho e fonte da letra, uma estrutura lógica,… Enfim: assegure-se de que apresenta um CV fácil ler (e compreender!).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE