Extra

Como é que os espanhóis dormem? Um novo estudo revela tudo!

PUB | 4 semanas atrás em 20-05-2024

Imagem: O problema mais comum que afecta o sono é o stress. Imagem: Maxcolchon

A Maxcolchon, empresa dedicada a proporcionar um sono reparador aos seus clientes, realizou o seu primeiro estudo do sono em Espanha com a ajuda da Lápiz Estratégico e da Mediterránea de Medios.

PUBLICIDADE

Com este estudo, pretendiam tirar conclusões e conhecer melhor os hábitos e problemas de sono da população espanhola.

Mais importante ainda, queriam descobrir quais as características e acessórios que as pessoas desejavam nos seus colchões.

PUBLICIDADE

A quem é que perguntaram?

A Maxcolchon quis obter estas informações junto de um leque de pessoas diferentes. Para o efeito, inquiriu homens e mulheres, bem como quatro grupos etários diferentes:

  • Menos de 30 anos
  • Entre 31 e 45 anos
  • Entre 46 e 60 anos
  • Mais de 60 anos

Desta forma, garantiram que os resultados recebidos não eram tendenciosos em relação a um estilo de vida específico e que, em vez disso, permitiam uma visão geral da população espanhola.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Qual é a rotina de sono do espanhol médio?

A grande maioria dos espanhóis adormece entre as 22 horas e a meia-noite, o que corresponde normalmente a 2 a 3 horas após o jantar.

Ver televisão é a principal atividade antes de dormir, o que 81,3% dos entrevistados costumam fazer.

Este valor é muito superior ao das outras actividades, como ler ou navegar nas redes sociais.

A maioria dos espanhóis levanta-se entre as 7 e as 9 da manhã, depois de dormir entre 7 e 8 horas.

Curiosamente, a maioria dorme de lado e não sente que se mexe demasiado durante o sono.

Dormem bem?

Metade dos inquiridos (mais concretamente 50,3%) classifica a qualidade do seu sono como boa ou muito boa.

Os níveis mais elevados de satisfação registam-se nos homens com menos de 30 anos.

Pelo contrário, 17,7% classificam o seu sono como mau ou muito mau. Esta resposta é mais elevada entre as mulheres, nomeadamente as que têm entre 46 e 60 anos.

Cerca de metade dos inquiridos observou que a falta de sono os afecta por vezes em quase todos os aspectos, especialmente na energia, no humor e na produtividade.

No entanto, a grande maioria dos espanhóis tende a adormecer facilmente, em menos de 15 minutos, sem necessidade de tomar comprimidos para dormir ou qualquer infusão natural prévia. As pessoas que tomam medicamentos para dormir são maioritariamente mulheres com mais de 45 anos de idade.

O problema de sono mais comum

Para a maioria das pessoas entrevistadas, o problema de sono mais intenso era acordar demasiado cedo. Este problema afectava 11,7% das pessoas.

No entanto, o problema mais comum foi acordar a meio da noite. Mais de metade das pessoas entrevistadas referiram ter dificuldades neste domínio.

Entre os principais problemas durante o sono contam-se o revirar da cama, o levantar-se para ir à casa de banho ou a dificuldade em adormecer, que são principalmente causados por preocupações, stress e ansiedade.

1 em cada 5 inquiridos, 19%, admitiu que se vira muito na cama, sendo que mais de um décimo dos inquiridos indicou que se levanta para ir à casa de banho, tem dificuldade em adormecer ou levanta-se sem energia de manhã.

As preocupações, o stress e a ansiedade são as causas mais comuns da falta de sono para mais de um em cada dez inquiridos.

Dois terços dos inquiridos, cerca de 67%, acreditam que dormem o suficiente entre semanas, uma afirmação superior entre os que têm menos de 30 anos. Pelo contrário, as pessoas com idades compreendidas entre os 46 e os 60 anos são as que, em maior escala, pensam que não dormem o suficiente por semana.

5 coisas que o vão ajudar a dormir melhor

Os influenciadores do sono têm muitas dicas sobre como ter uma ótima noite de sono. Aqui estão algumas coisas em que investir:

1. Colchão

Quase todos os espanhóis indicam que têm todos os elementos da sua cama em bom estado, uma afirmação que é apoiada por terem um colchão, que foi comprado novo numa loja física, que não excede os 4 anos de vida, para metade dos espanhóis; tal como ter uma almofada com menos de 2 anos.

Realizar acções de limpeza e renovação dos elementos da cama, principalmente utilizando roupa de cama limpa, utilizando um protetor de colchão, ou rodando o colchão da cabeça aos pés, são outras acções que reafirmam a opinião de ter a cama em bom estado.

Visite a loja de colchões Maxcolchon para a melhor escolha!

2. Spray para dormir

Aromas calmantes como a lavanda ajudam a promover o relaxamento. Um spray para dormir com óleos essenciais pode criar uma atmosfera relaxante no seu quarto. A lavanda, a camomila e a bergamota são escolhas populares conhecidas pelas suas propriedades calmantes. Basta vaporizar um pouco na sua almofada ou no ar antes de se deitar.

3. Fronha de seda

Ter uma fronha de seda pode reduzir a fricção e ajudar a promover um sono profundo. A seda é suave para a pele e para o cabelo, reduzindo a irritação e prevenindo as rugas e os emaranhados do sono. É também hipoalergénica, o que a torna uma excelente escolha para pessoas com pele sensível ou alergias.

4. Cobertor com pesos

Uma manta com pesos oferece uma pressão suave que pode promover o relaxamento e reduzir a ansiedade. Esta pressão, conhecida como pressão de toque profundo (DTP), imita a sensação de ser abraçado, o que pode aumentar os níveis de serotonina e melatonina e diminuir o cortisol. Estas alterações hormonais ajudam a acalmar o sistema nervoso, facilitando o adormecimento e a manutenção do sono.

5. Pijamas

Ter um pijama confortável pode ajudá-lo a ansiar por ir dormir. A roupa de dormir confortável feita de tecidos respiráveis como o algodão ou o bambu pode mantê-lo fresco e confortável durante toda a noite. Um pijama bem ajustado permite um melhor movimento e evita o desconforto que pode perturbar o sono.

Investir no seu ambiente de sono com estes cinco elementos essenciais pode melhorar drasticamente a sua qualidade de sono. Desde um colchão de apoio e sprays calmantes para o sono a luxuosas fronhas de seda, cobertores de peso reconfortantes e pijamas acolhedores, cada elemento desempenha um papel crucial na criação do santuário de sono perfeito. Dê prioridade ao seu sono e acordará revigorado e pronto para enfrentar o dia com uma energia renovada. Bons sonhos!

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE