Saúde

Como é que a Esclerose Múltipla pode estar relacionada com o exercício físico?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 11 meses atrás em 05-06-2023

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica crónica, de evolução progressiva e incapacitante, que afeta o sistema nervoso central. Nesta patologia, a mielina é destruída, impedindo que haja uma comunicação adequada entre o cérebro e o corpo. Esta é uma doença que afeta cerca de 2,5 milhões de pessoas no mundo e cerca de 60 em cada 100.000 habitantes, em Portugal.

PUBLICIDADE

Apesar de ainda não existir uma cura, existem tratamentos que procuram controlar a doença e aliviar os sintomas. Durante muito tempo era considerado que as pessoas que sofriam desta condição não deviam praticar exercício, no entanto, atualmente, é preconizado o oposto, de acordo com  Maria João Azevedo, médica Fisiatra e Diretora de Serviço de Medicina Física e de Reabilitação no Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães.

A atividade física é fundamental para pessoas com EM, já que contribui para a melhoria das capacidades físicas e mentais, podendo aumentar a sua mobilidade, força, equilíbrio e bem-estar psicológico, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

PUBLICIDADE

Uma vez que a EM é uma doença imprevisível e com uma grande variabilidade de sintomas, não existe um padrão de exercícios recomendados que seja adequado a todo o tipo de doentes. Cada caso é único, pelo que é necessária uma avaliação individual do doente por parte do médico responsável, refere a especialista.

Porém, existem algumas tipologias de exercícios que se recomendam, como a caminhada, ciclismo, ioga, Tai Chi e natação, e algumas regras que devem ser seguidas: ter o devido acompanhamento médico no estabelecimento do plano de exercícios, selecionar uma atividade física que lhe dê gosto realizar, evitar realizar exercícios ao ar livre sob altas temperaturas, planear os exercícios para as alturas do dia em que sente menos fadiga e evitar sentir-se exausto e hidratar-se bem antes, durante e após a atividade física.

PUBLICIDADE

publicidade

O grande intuito da realização de exercício físico regular por parte das pessoas com EM é a promoção do bem-estar e a melhoria da sua qualidade de vida, pelo que quando é feito com o devido acompanhamento e orientação, traz inúmeros benefícios.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE