Portugal

Como agir em caso de incêndio? Proteção Civil reforça recomendações

Notícias de Coimbra | 26 minutos atrás em 17-07-2025

Com o aumento do risco de incêndios rurais nesta época do ano, as autoridades alertam a população para seguir medidas básicas de autoproteção em caso de proximidade ao fogo.

Se estiver próximo de um incêndio, é essencial evitar a exposição ao fumo, tapar a boca e o nariz com um pano húmido, e proteger o corpo com vestuário seco e de mangas compridas.

Sempre que não exista risco para a segurança pessoal, pode-se tentar conter pequenos focos com pás, enxadas ou ramos.

PUBLICIDADE

A proteção individual é fundamental para evitar acidentes e garantir a segurança em situações de emergência, alerta a Proteção Civil.

O SNS também alerta a população para os perigos da exposição ao fumo, que pode ter consequências graves para a saúde.

Segundo o site, a inalação de fumo de incêndios florestais pode causar sintomas como irritação dos olhos, nariz e garganta, aumento da expetoração, tosse persistente, inflamação das vias respiratórias, bronquite, agravamento de doenças cardíacas e pulmonares, alterações do estado de consciência, e, em casos graves, insuficiência respiratória.

Alguns grupos estão mais vulneráveis aos efeitos do fumo, nomeadamente idosos, crianças, grávidas e pessoas com doenças respiratórias ou cardiovasculares, como a asma ou a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). No entanto, qualquer pessoa pode ser afetada.

Para se proteger em caso de incêndio, o recomendado é que permaneça em casa com portas e janelas fechadas, utilize ar condicionado em modo de recirculação de ar, evite fontes de combustão no interior, não realize atividades no exterior e, se precisar de sair, use uma máscara de proteção.

É também importante estar preparado: tenha em casa alimentos que não precisem de refrigeração, a sua medicação habitual, máscaras de proteção e defina um plano de evacuação.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE