Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Comissária europeia da Política Regional visita Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 30-11-2017

A comissária europeia da Política Regional, Corina Cretu, visita na segunda-feira as zonas afetadas pelos incêndios florestais de junho na região Centro e reúne-se com as autoridades locais em Coimbra, indicou hoje a Comissão Europeia.

PUBLICIDADE

corina_cretu2

Corina Cretu visitará as zonas fustigadas pelas chamas em Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.

PUBLICIDADE

publicidade

Com esta visita, a comissária europeia pretende demonstrar a solidariedade da União Europeia com Portugal.

“A minha visita aos locais destes incêndios devastadores significa que Portugal não ficará sozinho a curar as suas feridas. É toda a Europa que estará solidária a longo prazo para superar as consequências desta tragédia”, afirmou, citada numa nota de imprensa.

PUBLICIDADE

Cretu recordou que a Comissão Europeia propôs, na semana passada, “um mecanismo de proteção civil reforçado, para a coordenação da resposta de emergência e para a prevenção”.

A comissária europeia disse estar “em contacto com as autoridades portuguesas para completar o pedido de ajuda no âmbito do Fundo de Solidariedade” da União Europeia para as zonas afetadas pelos incêndios florestais de outubro, também na região Centro.

Uma primeira ajuda financeira de 1,5 milhões de euros foi atribuída há três semanas a Portugal, no quadro do Fundo de Solidariedade.

Em agosto, a Comissão Europeia aceitou alterar o programa regional da Política de Coesão, para apoiar as empresas atingidas pelos fogos na região Centro.

Os incêndios florestais de junho e outubro na região Centro causaram mais de cem mortos e mais de 300 feridos, bem como danos em mais de 500 empresas.

Corina Cretu estará em Portugal a partir de hoje e até segunda-feira.

Em Lisboa, tem encontros agendados com o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, para discutir o futuro da Política de Coesão, tendo em vista o próximo orçamento comunitário, após 2020.

A comissária europeia da Política Regional irá reunir-se também os secretários de Estado de Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, e das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João Freitas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com