Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Portugal

Comissão Nacional de Proteção Civil ativada em permanência

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 04-03-2020

A Comissão Nacional de Proteção Civil vai funcionar a partir de agora em permanência, para fazer face ao novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, disse hoje o ministro da Administração Interna.

PUBLICIDADE

Eduardo Cabrita falava aos jornalistas esta noite na Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Carnaxide, Lisboa, onde durante três horas esteve reunida a Comissão Nacional de Proteção Civil para debater a situação em relação ao Covid-19.

Essa comissão vai a partir de agora estar ativada, não fisicamente como aconteceu na noite de hoje, mas ‘online’.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Eduardo Cabrita, na reunião de hoje foi feita a caracterização da situação e concluído que se está “numa fase de contenção”, sendo “essencial a rápida atualização dos planos de contingência”, que devem ser atualizados em função das orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A comissão reúne representantes de todos os ministérios, das regiões autónomas, dos municípios e das freguesias, dos bombeiros e das Forças Armadas e de segurança, a Autoridade Marítima Nacional e a Autoridade Nacional da Aviação Civil, o Instituto Nacional de Emergência Médica, a Cruz Vermelha e a DGS.

PUBLICIDADE

Eduardo Cabrita disse que a fase atual não é de declaração de estado de alerta, mas que é uma fase em que a prioridade é a contenção do fenómeno e a atualização dos planos de contingência.

O ministro admitiu como provável que sejam confirmados mais casos de Covid-19, garantindo que as autoridades estão preparadas e que há uma “grande confiança” na mensagem da DGS.

E nesta fase de contingência o setor a dar mais atenção é o de “relacionamento externo”, nas áreas de transportes aéreo e marítimo e no acompanhamento de estrangeiros, disse.

Eduardo Cabrita deixou também um apelo para a tranquilidade, explicou que todas as entidades públicas têm planos de contingência e disse que na reunião foi pedido a todos os setores que elencassem as situações que devem ser monitorizadas, setor a setor.

“Estão a ser tomadas as medidas adequadas em função da avaliação que em cada momento é feita”, declarou o ministro.

De acordo com os últimos dados divulgados pela DGS, há em Portugal quatro casos de Covid-19 confirmados, todos homens e sendo dois reportados no Porto, um em Coimbra e outro em Lisboa.

A DGS dá conta num comunicado que há 101 notificações de casos suspeitos, mas não adianta mais pormenores e também não foi possível obter outros esclarecimentos.

No mundo há mais de 90 mil casos confirmados, com mais de três mil mortes.

O novo coronavírus, que causa a doença denominada Covid-19, pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

Das pessoas infetadas, cerca de 48 mil recuperaram, segundo autoridades de saúde de vários países.

O surto foi detetado em dezembro na China.

A Organização Mundial de Saúde declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional de risco “muito elevado”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com