Região

Comissão Nacional da Unesco aceita candidatura de Conímbriga a Património Mundial

António Alves | 11 meses atrás em 15-06-2023

O presidente da câmara de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, revelou esta quinta-feira, 15 de junho, que a candidatura de Conímbriga à lista de Património Mundial da Unesco foi aceite pela comissão nacional. Autarca apelou para que seja tomada uma decisão rápida, de forma a ser inscrita na Lista Indicativa de Portugal.

PUBLICIDADE

Em declarações ao Notícias de Coimbra, o autarca realçou a importância da aceitação da candidatura por parte da Comissão Nacional, a quem cabe a responsabilidade de fazer a sua análise. Caso a resposta seja positiva, Conímbriga passará a constar na lista indicativa de Portugal de locais para serem classificados com esta “chancela”.

“O facto de já termos conseguido cumprir os critérios que a comissão nacional nos exigiu já é uma vitória. Tenho consciência da demora destes processos, mas estou esperançado em que o processo chegue a bom porto. Para Conímbriga e para a região seria fantástico”, afirmou o autarca à margem da apresentação da 8.ª edição do evento “Um vislumbre do império” que decorre no fim de semana de 17 e 18 de junho nas ruínas de Conímbriga.

PUBLICIDADE

Durante dois dias, estão previstos diversos espetáculos históricos, praça de alimentação, artífices ao vivo e um cortejo no domingo de manhã que ligará o Museu PO.RO.S a Conímbriga e terminará junto aos Paços do Concelho.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com o presidente da câmara Nuno Moita

PUBLICIDADE

publicidade

 

Classificada como monumento nacional, Conímbriga é uma das maiores povoações romanas de que há vestígios em Portugal, é a mais estudada no país e encontra-se a 16 quilómetros de Coimbra, embora apenas uma parte da sua dimensão esteja a descoberto.

Este processo arrancou no final de 2013 e tem a coordenação da câmara de Condeixa-a-Nova, Assembleia Municipal e Associação Defesa do Património Cultural Ecomuseu de Condeixa, a quem coube o trabalho de levantamento do historial e influência romana na zona.

Durante a realização do processo de candidatura (dezembro de 2015), foi subscrito em 2015 por mais de 500 pessoas de todo o mundo, incluindo os arquitetos portugueses Siza Vieira e Souto Moura, o abaixo-assinado de apoio à candidatura da cidade romana de Conímbriga, que é considerada pelo município como um vetor estratégico da maior importância.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE