Mundo

Comissão Europeia propõe estender proteção temporária aos deslocados ucranianos até 2025

Notícias de Coimbra com Lusa | 7 meses atrás em 19-09-2023

 A Comissão Europeia propôs hoje estender até março de 2025 a proteção temporária de pessoas deslocadas da Ucrânia por causa da invasão russa, considerando que é uma “resposta necessária e adequada à situação atual”.

PUBLICIDADE

“A Comissão Europeia propõe hoje uma nova prorrogação da proteção temporária para as pessoas que fogem da agressão russa contra a Ucrânia, de 04 de março de 2024 a 03 de março de 2025”, medida que “proporcionará segurança e apoio a mais de quatro milhões de pessoas que beneficiam de proteção em toda a UE”, indica a instituição em comunicado.

Bruxelas argumenta que “as razões para a proteção temporária persistem e que a proteção temporária deve, por conseguinte, ser prolongada como resposta necessária e adequada à atual situação volátil, que ainda não é propícia ao regresso seguro e duradouro das pessoas que beneficiam de proteção temporária na UE”.

PUBLICIDADE

A invasão russa da Ucrânia levou ao afluxo de milhões de pessoas que procuraram refúgio na UE e nos países vizinhos, algumas das quais já regressaram ao país.

Esta situação levou a UE a ativar em março de 2022 a diretiva relativa à proteção temporária, até então nunca usada apesar de ter sido criada em 2001 na sequência das deslocações em grande escala que se verificaram na Europa devido aos conflitos armados nos Balcãs Ocidentais.

PUBLICIDADE

publicidade

A ativação, baseada numa decisão unânime dos Estados-membros tomada em 2022, foi automaticamente prorrogada por um ano.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE