Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Mundo

Comissão Europeia aprova verba para Fundo Europeu de Defesa

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 25-05-2022

A Comissão Europeia desbloqueou uma verba de 924 milhões de euros para o Fundo Europeu de Defesa (FED), a investir nas capacidades de defesa estratégica, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Segundo um comunicado do executivo comunitário, Bruxelas adotou hoje o segundo programa de trabalho anual do FED, com uma verba de 924 milhões de euros para este ano e introduzindo ainda “uma série de novas ferramentas que visam promover a inovação no domínio da defesa”.

O programa de trabalho aborda um total de 33 temas estruturados em oito apelos a propostas – que serão lançados em junho – em áreas como cibersegurança, espaço ou combate naval.

O programa de trabalho visa as tecnologias e capacidades de defesa definidas na Bússola Estratégica.

Aprovada em 21 de março pelo Conselho da União Europeia (UE), a Bússola oferece ao bloco um plano de ação ambicioso para reforçar a política de segurança e defesa da UE até 2030, nomeadamente “aumentando a capacidade e vontade de agir, a reforçar a resiliência e a investir mais e melhor nas capacidades de defesa”.

A Bússola abrange todos os aspetos da política de segurança e defesa e está estruturada em torno de quatro pilares: agir, investir, parcerias e garantir a segurança.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com