Liliana Pimentel tomou posse este domingo, 26 de outubro, como presidente da Câmara Municipal de Condeixa, tornando-se a primeira mulher a liderar o município.
A cerimónia, marcada por forte carga simbólica e emoção, assinalou o início de “um novo capítulo” para o concelho, após o que a autarca descreveu como “um verdadeiro terramoto cívico” nas eleições autárquicas de 12 de outubro. Assinalou, de igual modo, a toma de posse dos órgãos autárquicos para a Assembleia Municipal e Câmara Municipal.
Quem inaugura o dia de tomada de posse é Gil Brito e Nathalie Gal que brindaram os presentes com as suas atuações. De seguida discursa o presidente cessante, Nuno Moita, onde se despediu da presidência da Câmara Municipal de Condeixa, após 12 anos à frente da autarquia. O ex-governante socialista agradeceu aos condeixenses pela confiança depositada ao longo de três mandatos e destacou as principais conquistas do seu percurso, sublinhando que “foi uma viagem fantástica, feita de alegrias, conquistas, mas também de momentos de dureza”.
PUBLICIDADE
Nuno Moita terminou o discurso com uma mensagem de esperança e de compromisso: “Não me despeço, agradeço. Estarei sempre disponível para Condeixa, hoje e sempre.”
A independente Liliana Pimentel foi eleita presidente da Câmara Municipal de Condeixa a 12 de outubro, quebrando assim a hegemonia do PS que perdurava desde o 25 de Abril. Nos próximos quatro anos, o executivo municipal é constituído por três elementos do movimento independente, dois do PS e dois da coligação PPD/PSD.
Liliana Pimentel destacou que o resultado eleitoral representou “um abalo contra a resignação” e “a prova de que o poder verdadeiro, em democracia, reside nos cidadãos”. Eleita pelo movimento independente Condeixa Novos Caminhos (CNC), a nova presidente sublinhou que a vitória é “de um coletivo” e não apenas sua, tendo agradecido às equipas que a acompanharam “numa viagem feita com amor genuíno à terra”.
“A partir deste momento, serei a presidente de todos os condeixenses, com igual empenho e total respeito institucional”, afirmou.
Apontou ainda que Condeixa foi sempre um local de passagem, no entanto, “não pode conformar-se em ser apenas a periferia de Coimbra ou um mero corredor para chegar a Conímbriga”.
A autarca dedicou ainda palavras de reconhecimento aos antigos presidentes do município, com especial emoção ao recordar Engenheiro Jorge Bento, a quem atribuiu grande influência no seu percurso: “Onde quer que esteja, quero dizer-lhe que a miúda de Anobra chegou de facto a ser presidente da Câmara.”
No plano programático, Liliana Pimentel anunciou que a sua governação assenta em quatro grandes eixos estratégicos — os “novos caminhos” de Condeixa: Proximidade, reforçando políticas sociais, saúde, educação e habitação; Competitividade e tecnologia, apoiando o tecido empresarial e a modernização dos serviços; Sustentabilidade, com foco na eficiência energética, mobilidade e gestão de recursos; Integração com o território, promovendo cultura, turismo e participação cívica.
Liliana Pimentel afirmou querer transformar Condeixa num “centro de inovação, cultura e qualidade de vida”, capaz de atrair talento e fixar famílias, deixando claro que o município “não pode conformar-se em ser apenas periferia de Coimbra”.
A nova presidente apelou à colaboração entre todas as forças políticas representadas na Assembleia Municipal, garantindo “total disponibilidade para o diálogo e lealdade institucional”. “Peço que coloquemos o superior interesse de Condeixa acima de qualquer questão partidária”, defendeu.
Liliana Pimentel agradeceu ainda aos trabalhadores municipais, à sua família e à comunidade condeixense, prometendo uma governação “rigorosa, transparente, inovadora e próxima das pessoas”.
“Começa hoje um novo capítulo e vamos escrevê-lo juntos. A viagem começa agora. Viva Condeixa!”, concluiu emocionada a nova presidente.
Recorde-se que Condeixa Novos Caminhos (CNC) ganhou, no passado dia 12 de outubro, com 43,50 %, ou seja, 4.203 votos. Liliana Pimentel sucedeu a Nuno Moita (PS), que estava impossibilitado de se recandidatar devido à lei da limitação de mandatos.
Pode ver a fotogaleria no Facebook do Notícias de Coimbra.
PUBLICIDADE