“Comboio de Sal e Açúcar” está a chegar à AAC

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 10-10-2017

Aquele que é considerado um dos pais do cinema moçambicano apresenta-se com novo filme: “Comboio de Sal e Açúcar”, uma viagem de amor e tragédia no tempo da guerra civil de Moçambique.

PUBLICIDADE

O-comboio-de-sal-e-açúcar-no-Festival-de-Cinema-no-México

Na próxima quinta feira, 12 de outubro, pelas 22:00, estará em exibição no Mini-Auditório Salgado Zenha, com entrada livre,  o filme “Comboio de Sal e Açúcar”.

PUBLICIDADE

Realizado pelo escritor e cineasta brasileiro radicado em Moçambique, Licínio de Azevedo, a longa metragem conta com atores como Matamba Joaquim, Thiago Justino, Vítor Raposo, Melanie de Vales Rafael e Mário Mabjaia.

“Comboio de Sal e Açúcar” trata-se de um drama sobre a história recente de Moçambique, que adapta o romance homónimo da sua própria autoria, resultando de uma parceria entre a produtora portuguesa Ukbar Filmes e a produtora moçambicana Ébano Multimédia.

PUBLICIDADE

publicidade

Numa época em que Moçambique se encontrava em plena guerra civil, um único comboio liga a região de Nampula ao Malawi, numa extensão de 700 quilómetros, a uma velocidade que não ultrapassa os cinco quilómetros por hora. De maneira a garantir a subsistência das suas famílias, trocando sal por açúcar – que na altura era escasso -, centenas de pessoas arriscam as suas vidas. À medida que a guerra decorre pela região, o comboio prossegue o seu caminho lento, narrando a história de uma enfermeira que se apaixona por um militar, procurando chegar ao seu destino sob perigo iminente de confrontos militares.

Já conhecido por filmes como “Desobediência” ou “Virgem Margarida”, Licínio de Azevedo produz “Comboio de Sal e Açúcar”, que teve a sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Locarno, a 10 de agosto de 2016. Graças a esta produção, o país africano foi colocado pela primeira vez na rota dos maiores e mais prestigiosos prémios do cinema mundial, os Oscars, na categoria de Óscar de melhor filme estrangeiro, na cerimónia do próximo ano.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE