Região

“Comboio de tempestades” deixa rasto de destruição em Penela

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 18-02-2026

Imagem: Bombeiros Penela

As tempestades que atingiram o concelho de Penela, iniciadas com a Tempestade Kristin, provocaram mais de 400 ocorrências, entre quedas de árvores, obstrução de vias, danos em infraestruturas e diversas situações de risco para pessoas e bens.

Em comunicado, a corporação refere que se tratou de “um período de enorme exigência operacional”, durante o qual os pedidos de auxílio “superaram, em vários momentos, a capacidade de resposta imediata disponível”.

A entidade lamenta as situações em que não foi possível intervir com a rapidez desejada, sublinhando ter consciência “da ansiedade e preocupação vividas por quem aguardava apoio”. Ainda assim, garante que “todas as solicitações foram registadas, avaliadas e priorizadas de acordo com o grau de risco, sendo sempre dada primazia às situações mais urgentes”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Apesar do elevado número de ocorrências relacionadas com o mau tempo, foi assegurada a resposta no socorro pré-hospitalar e mantido o funcionamento do Serviço de Transporte de Doentes Não-Urgentes.

“Este resultado foi possível graças ao trabalho em rede entre todas as entidades envolvidas, cuja articulação e coordenação foram determinantes para garantir uma resposta organizada, eficaz e segura”, conclui a nota.