Coimbra

Combates Medievais no Castelo de Montemor-o-Velho

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 23-05-2016

De 26 a 29 de maio, Montemor-o-Velho vai ser o palco do Campeonato do Mundo de Combate Medieval, realizado pela primeira vez em Portugal.

PUBLICIDADE

montemor

As lutas full contact, a animação, a gastronomia, o associativismo, o comércio e a história vão tomar conta do Castelo e do centro histórico da Vila.

PUBLICIDADE

“É evidente que queremos receber bem, é evidente que queremos que o nome de Montemor-o-Velho chegue mais longe, mas o fundamental, o grande potencial destes eventos é movimentar a economia local. A limitação do acesso ao Castelo pela Porta da Peste não é inocente. Queremos que os nossos visitantes passem nas nossas lojas, que comam nos nossos restaurantes, que fotografem outra perspetiva do nosso Castelo. Geralmente os turistas chegam pela estrada nacional 111, visitam o castelo e seguem a sua viagem. Queremos inverter essa tendência. Queremos trazer vida ao centro histórico e estamos a trabalhar com esse propósito. Os hábitos não se mudam nem se estabelecem por decreto, porquanto há todo um trabalho que está a ser feito nesse sentido”, explica o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.

A iniciativa insere-se na rúbrica “Castelo Sente” pensada para dinamizar o Castelo de Montemor-o-Velho entre abril e outubro.

PUBLICIDADE

publicidade

“Sublinhe-se que a abertura, adesão e entusiasmo dos comerciantes locais nos dá um ânimo redobrado para continuar a fazer melhor. Este mês o castelo sente história, no próximo sentirá música. A cultura e os hábitos culturais estão a mudar em Montemor-o-Velho. Não estamos só a fazer coisas novas e diferentes, estamos sobretudo a senti-las”, reforçou o autarca montemorense que acredita no sucesso da iniciativa: “A adesão dos empresários locais foi extraordinária. Os restaurantes definiram ementas específicas para este evento e os comerciantes estão a produzir merchandising com a imagem dos Combates Medievais. É realmente gratificante trabalhar assim”, sublinha o edil.

De 26 a 29 de maio, entre as 10h e as 18h, a liça, no Castelo, recebe os combates das 23 seleções nas diversas modalidades.

Contudo, a animação promete ser uma constante e os visitantes podem visitar e descontrair no Mercado Medieval, realizar passeios a cavalo, visitar a exposição “A Arte das Batalhas Medievais”, ou, no centro da Vila e mercado municipal, partir à descoberta da animação comercial e da gastronomia local. A entrada é livre.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE