Saúde

Combate ao cancro e ao envelhecimento? Está nas azeitonas pretas

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 39 minutos atrás em 02-05-2025

Muito mais do que um simples petisco para acompanhar uma cerveja ou um lanche casual, as azeitonas pretas estão a conquistar um lugar de relevo nas recomendações nutricionais, sobretudo no contexto da dieta mediterrânica.

A sua riqueza nutricional tem sido cada vez mais destacada por especialistas, como a nutricionista Yaraseth del Castillo, do Instituto Médico Antiaging de Madrid, que afirma que estas pequenas frutas têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e protetoras do sistema cardiovascular.

Ricas em gorduras saudáveis, sobretudo ácido oleico, e com bons teores de vitamina E, ferro e fibras, as azeitonas pretas são especialmente benéficas em fases da vida com maior instabilidade metabólica, como a perimenopausa e a menopausa. A sua ação ajuda a combater o stress oxidativo, uma das causas de inflamação crónica.

PUBLICIDADE

Mas os benefícios não se ficam por aí: o consumo regular e moderado de azeitonas pretas pode reduzir o risco de desenvolvimento de cancro do cólon e do reto em até 45%, segundo a especialista. Além disso, são vistas como aliadas na perda de peso, graças ao ácido β-resorcílico, um composto natural que favorece o metabolismo, como consta na Forever Young.

Para aproveitar todas as vantagens, a recomendação diária é modesta e acessível: cerca de 25 gramas, o equivalente a sete azeitonas, fornecendo apenas 37 calorias. Uma prova de que saúde e sabor podem caminhar lado a lado na alimentação de todos os dias.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE