Coimbra

Comandante dos Bombeiros Sapadores de Coimbra pediu demissão

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 24-02-2022

O comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores (CBS) Coimbra apresentou a demissão alegando que a função deve ser exercida por alguém da confiança do presidente da Câmara. Paulo Palrilha fez o pedido de cessação de funções a 8 de novembro, mas mantém-se no cargo e ao Notícias de Coimbra disse estar “devidamente articulado com o presidente”. 

PUBLICIDADE

Paulo Palrilha está neste momento em regime de substituição depois de, em  agosto do ano passado, ter terminado a comissão de serviço. O comandante é funcionário da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), mas está na CBS desde 2014, altura em que ocupou o lugar do coronel Avelino Carvalho Dantas.

A entrada de Palrilha para o comando nunca foi pacífica. Primeiro esteve em regime de substituição de Carvalho Dantas. Foi feito um procedimento concursal e o coronel voltou a ficar em primeiro lugar e o operacional Luís Silva em segundo. Entretanto, é feita uma reestruturação orgânica da Câmara o concurso foi anulado para pouco depois ser feito um com os mesmos contornos. O processo chegou aos tribunais com ações interpostas por Luís Silva e os juízes a darem-lhe razão. 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Passaram quase 10 anos, e agora parece que há um fim à vista. Uma sentença de fevereiro do ano passado obriga o município a retomar o concurso de 2014, que foi anulado, explicitando que a comissão de serviço de Paulo Palrilha, homem da confiança de Manuel Machado que entretanto perdeu as eleições em setembro, não poderia ser legalmente renovada. 

PUBLICIDADE

Com José Manuel Silva a tornar-se presidente, o comandante vê-se na obrigação de solicitar a demissão e faz o pedido numa carta datada de 8 de novembro de 2021 referindo que “tendo presente que considera face à importância estratégica das funções que exerce que as mesmas devem ser exercidas por pessoa da confiança do Presidente da Câmara Municipal” e tendo em conta que se aguarda “conclusão de concurso interno para o cargo” e que este “está pendente de decisão judicial”. Na missiva o engenheiro mostra vontade de voltar ao seu lugar de carreira na ANEPC e pede deferimento. Passaram quase quatro meses e ainda nada mudou.

O Notícias de Coimbra sabe que, logo em novembro, o município contactou Carvalho Dantas a fim de saber se este pretendia ocupar o cargo de comandante, conforme resultado do concurso, mas o coronel terá declinado. Perante a recusa, o segundo classificado, Luís Silva foi auscultado e confirmou ao NDC ter demonstrado disponibilidade para ocupar a posição, mas até agora ainda não foi investido na função nem recebeu qualquer notificação sobre o assunto.

O Notícias de Coimbra contactou também Paulo Palrilha que disse estar “em funções e devidamente articulado com o presidente da Câmara”.

Já em resposta escrita, a autarquia refere que “o Sr. Comandante da Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores de Coimbra está no pleno uso das funções que tem atribuídas. Relativamente a procedimentos internos, o Município não tem qualquer comentário a fazer. Relativamente ao concurso referido, a análise jurídica que foi solicitada sobre o assunto está em tramitação e ainda não existem conclusões”. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE