Primeira Página
“Com que Linhas te Cruzas?” um espetáculo para ver “À Espera” do Metro Mondego
O Teatrão apresentou, esta quarta-feira, 4 de setembro, em conferência de imprensa, o seu próximo espetáculo, criado com as comunidades de Coimbra, Lousã, Moinhos, Miranda do Corvo e Serpins, que estreia já no próximo dia.
PUBLICIDADE
“Com que Linhas te Cruzas? – Parte 1: À Espera” é a primeira de duas criações que acontecem no âmbito do projeto de intervenção artística e cívica Com que Linhas te Cruzas?, que durante 2024 e 2025 vai juntar em coprodução o Teatrão, a Metro Mondego e os municípios de Coimbra, Lousã e Miranda do Corvo, com a colaboração da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Os espetáculos trabalham sobre a implementação do novo sistema de mobilidade urbana da região de Coimbra, assumindo o passado turbulento deste projeto, mas apontando para a necessidade de superação do mesmo, em direção ao futuro mais sustentável e de progresso que este serviço público pode ajudar a desbloquear.
PUBLICIDADE
Na base do projeto está um intenso trabalho de recolha com as comunidades destes municípios: antes dos ensaios começarem, a companhia visitou as localidades da Lousã, Miranda do Corvo, Moinhos e Serpins para fazer uma série de oficinas de forma a conhecer estas populações. Aqui, ouviram-se várias histórias e é a partir delas que nasce a dramaturgia que alimenta o espetáculo. É também destas oficinas que saem os grupos comunitários que estão a trabalhar com o elenco de dois atores e um músico sob a orientação do encenador Marco Antonio Rodrigues.
“Com que Linhas te Cruzas?” vai procurar ligar as populações e o novo meio de transporte.
Com que Linhas te Cruzas? – Parte 1: À Espera estreia no dia 19 de setembro, às 19:00, na estação de Metrobus de São José, em Coimbra. Os espetáculos continuam até 20 de outubro e percorrem outras estações da nova linha, com entrada livre.
PUBLICIDADE
Programa:
19, 26 de setembro e 10 outubro – 19:00
São José (Coimbra)
22 de setembro – 17:00
Lousã
29 de setembro – 17:00
Moinhos
19 de outubro: 17:00
Miranda do Corvo
20 de outubro: 17:00
Serpins
O espetáculo tem vários pontos de partida e de chegada. São pontos de chegada literais, no sentido em que as estações das linhas do Metro do Mondego são em simultâneo o cenário e a inspiração para esta viagem.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE