Economia

Com estes 13 conselhos vai conseguir poupar um euro por dia

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 01-04-2023

Muitas pessoas adotam a poupança como um estilo de vida. Existem vários truques e dicas. Mas, para aqueles que nunca conseguiram poupar ou experimentar, seguem algumas dicas.

PUBLICIDADE

Aprenda com estas 13 dicas a poupar 1€ por dia.

1. Poupe no café: Comece por beber o café em casa. Se tomar poucos por dia irá sentir mais a diferença.

PUBLICIDADE

2. Poupar na marmita: Outra forma de economizar. Aproveite as sobras das refeições para garantir o almoço ou jantar do dia seguinte.

3. Leve água de casa. Por vezes esquecemo-nos da garrafa ou não tivemos tempo de comprar no supermercado que será, à partida, mais barato. Vai conseguir amealhar mais uns “trocos”.

PUBLICIDADE

publicidade

4. Compre produtos de marca branca: Os portugueses são grandes adeptos. “Feitas as contas, o valor final da compra pode ser três vezes mas baixo e, por isso, está na hora de começar a fazer alguns ajustes na lista das suas compras”, explica.

5. Poupe no combustível: Viaje apenas o necessário. Com os sucessivos aumentos nos combustíveis quando vez mais dão para fazer menos quilómetros.

6. Poupe no consumo da água. Sempre que toma banho, não se esqueça de manter a torneira fechada enquanto se lava. Pode, ainda, reduzir a temperatura da água e poupar mais uns euros na fatura da luz ou do gás.

7. Aproveite sempre as promoções. “Opte por comprar produtos que estejam prestes a atingir o fim do prazo de validade: nos hipermercados encontra-os facilmente, já que estão assinalados com uma etiqueta colorida”, menciona o e-Konomista.

8. Pague menos às operadoras. Confirme se ainda está dentro do período de fidelização da sua operadora de televisão e internet, se não estiver equacione mudar, compare preços e poupe. 

9. Poupar em comissões bancárias. “Os bancos digitais podem ser uma opção se quiser poupar, mas pode também cortar no que gasta de comissões optando, por exemplo, por uma conta de serviços mínimos ou uma conta pacote ou outra à sua medida. Para ajudar a decidir, confira o comparador de comissões do Banco de Portugal”, afiança o site.

10. Poupar na eletricidade. Substitua as lâmpadas por LED e poupe em pequenos gestos como desligar os aparelhos diretamente na tomada de eletricidade e confira sempre a potência contratada.

11. Na dúvida não compre.  Os impulsos fazem-nos gastar dinheiro em coisas que, por vezes, não necessitamos.

12. Não leve os miúdos às compras. “Já se sabe que as crianças querem tudo o que vêem. Se tem de ir ao supermercado, por exemplo, deixe ficar os miúdos com os avós ou com amigos. Caso contrário, poderá vir a gastar mais do que pode”, adianta.

13. Apps para telemóveis. No mundo da internet, há imensas aplicações que podem ajudá-lo a gerir o dinheiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE