Cidade

Colóquio sobre o Serviço de Apoio Ambulatório Local

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 12-11-2014

O Centro de Estudos Sociais  (CES) e o Departamento de Arquitetura (DARQ) da Universidade de Coimbra (UC ) estão a organizar o Colóquio Internacional «74-14 | O Saal e a Arquitetura #» iniciativa que decorrerá nos dias 14, 15 e 16 de novembro de 2014, no DARQ e no Colégio das Artes da UC, em parceria com a Fundação de Serralves, o Centro de Documentação 25 de Abril e o Docomomo Internacional.

PUBLICIDADE

Em 1974-76, o SAAL, Serviço de Apoio Ambulatório Local surgiu como um serviço descentralizado e desburocratizado, inserindo-se nos processos complexos da relação tripartida entre o Estado, os moradores pobres e os arquitetos. E produziu habitações. E produziu reflexão séria e consciente sobre a cidade e os seus processos de planeamento. E produziu arquitetura.

Assim, o objetivo do colóquio é debater o SAAL enquanto modelo histórico, à luz da circunstância contemporânea. O SAAL serve, ainda hoje, para questionar e debater os temas e desafios que nos põem a questão da habitação, bem como a sua relação de proximidade com a arquitetura.

PUBLICIDADE

Nesse sentido, no colóquio desdobrar-se-á essa reflexão sobre quatro planos convergentes e indissociáveis – portuguesa; autónoma; inclusiva; transrelacional – esperando que a ampliação de pontos de vista contidos em cada um desses desdobramentos contribua para uma síntese mais completa. No debate participarão algumas das mais importantes personalidades da arquitetura portuguesa contemporânea.

Informações detalhadas sobre os participantes e o programa poderão ser encontradas em:  www.ces.uc.pt/eventos/saal/ 

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE