O colesterol alto é uma condição silenciosa que, embora frequentemente assintomática, pode causar sérios riscos à saúde, como doenças cardiovasculares e AVC.
Em alguns casos, podem surgir sinais como acúmulos de gordura nas pálpebras, nas mãos, joelhos ou cotovelos, além de inchaço e sensibilidade abdominal, no entanto, a única forma de confirmar o colesterol elevado é por meio de um exame de sangue, onde são analisados os níveis de colesterol total, LDL, HDL, VLDL e triglicerídeos.
As principais causas do colesterol alto incluem uma alimentação inadequada, rica em gorduras saturadas e trans, além do sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool. Também há casos hereditários, conhecidos como hipercolesterolemia familiar, onde a genética contribui para o aumento do colesterol, mesmo com cuidados na dieta e exercícios, avança o site Tua Saúde.
PUBLICIDADE
O tratamento envolve mudanças no estilo de vida, como uma alimentação saudável, prática regular de atividades físicas, controle do peso e abandono de hábitos como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool. Quando necessário, o médico pode prescrever medicamentos para controlar os níveis de colesterol.
PUBLICIDADE