Universidade
Colégio das Artes em Coimbra interditado por queda de elementos da estrutura
Imagem: Imagem de arquivo
O edifício do Colégio das Artes, em Coimbra, onde funciona o departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra (UC), foi hoje interditado, confirmou à Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores de Coimbra.
“Fomos acionados para a queda de elementos de estrutura. Após o reconhecimento, verificámos que havia muita infiltração de água, havia realmente queda de elementos de estrutura e que o edifício não reunia condições de segurança”, afirmou Bruno Serra, dos Bombeiros Sapadores de Coimbra à Lusa.
Em articulação com o diretor do Departamento de Arquitetura e com o vice-reitor da UC, foi tomada a decisão de evacuar todo o edifício.
“O edifício ficou interdito a qualquer pessoa”, adiantou.
De acordo com Bruno Serra, a situação foi reportada à Proteção Civil, que já se deslocou para o local para o levantamento das condições de segurança.
Não há feridos a registar.
Foram mobilizados para o local, oito operacionais dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, apoiados por dois veículos.
Contactada pela Lusa, a UC remete esclarecimentos para mais tarde.
A passagem da depressão Kristin pelo território português, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos seis mortos, vários feridos e desalojados.
Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.
Leiria, por onde a depressão entrou no território do continente, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.
O Governo anunciou que vai decretar situação de calamidade nas zonas mais afetadas pela tempestade .