Coimbra

Colégio Bissaya Barreto participou na Roboparty

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 09-03-2017

 

PUBLICIDADE

O Colégio Bissaya Barreto (CBB) participou na Roboparty 2017, um evento pedagógico que reúne alunos de todo o país que, em três dias, aprendem a construir robôs móveis autónomos, de forma simples e divertida, e com acompanhamento por pessoas qualificadas.

unnamed (22)

PUBLICIDADE

Nesta 11.ª edição, que decorreu nos dias 2 a 4 de março na Universidade do Minho em Guimarães, o Clube de Robótica do Colégio Bissaya Barreto participou com duas equipas, dos 7.º e 8.º anos, orientados pelos professores Paulo Soares e José Fonte.

À chegada a Guimarães, as equipas receberam uma curta formação sobre eletrónica, programação de robôs e construção mecânica. O primeiro dia foi dedicado à montagem mecânica, eletrónica e elétrica de todos os componentes do robô. Para atingir este objetivo, os alunos leram manuais, identificaram componentes e soldaram tudo na placa principal. Em paralelo desenvolveram a decoração do dispositivo, este ano com elementos inspirados na cidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

unnamed (24)

No segundo dia foi realizada toda a programação dos robôs, tendo como objetivo evitar obstáculos e seguir um trajeto em linha. Nas diferentes provas – programação, testes e refinamentos – os robôs do CBB (CBB1 e CBB2) obtiveram ótimos resultados, e os alunos viveram uma experiência estimulante e enriquecedora – que incluiu outras atividades em paralelo, como música, internet, xadrez, ténis de mesa, badminton, demonstrações de zumba e cicling -, onde puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do ano no Clube de Robótica.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE