Saúde

Coisas surpreendentes que podem causar cancro e nem lhe passam pela cabeça

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 11 meses atrás em 24-05-2023

O cancro é, definitivamente, uma doença terrível. E todo nós queremos evitá-lo. Embora seja uma das doenças mais fatais, há coisas que podemos fazer para evitar as hipóteses de vir a desenvolver a doença. 

PUBLICIDADE

Há coisas surpreendentes nas nossas rotinas diárias que a maioria das pessoas não sabe que podem prejudicar a saúde. Do chá quente ao pó da madeira, veja aqui o que pode lhe causar cancro:

Cigarro eletrónico: Ainda contém substâncias químicas cancerígenas que podem induzir o cancro.

PUBLICIDADE

Peixe curado com sal: Peixes curados com sal podem ser muito ricos em nitratos que reagem com a proteína para criar nitrosaminas. Isso pode danificar o ADN e aumentar o risco de cancro.

Produtos com óleo mineral: O óleo mineral é um subproduto do refino de petróleo bruto. Pesquisadores descobriram que há uma ligação entre a aplicação de óleo mineral na pele e o câncer. Ele é frequentemente encontrado em produtos cosméticos.

PUBLICIDADE

publicidade

Chá quente: Se gosta de chá ou café, deixe arrefecer primeiro. Bebidas muito quentes estão associadas ao cancro de esófago.

Sentar na mesma posição: Todos nós ficamos sentados por muito tempo. A redução da atividade física tem sido observada como fator de aumento do risco de cancro de pulmão, cólon e de  mama. 

Implantes: Há um risco ligeiramente maior de cancro para pessoas com implantes mamários. Aumentam o risco de linfomas anaplásticos de grandes células.

Álcool: 6% das mortes por cancro em todo o mundo estão diretamente ligadas à bebida.

Poeira de madeira: Pó de madeira é cancerígeno. Se trabalha na área certifique-se de que usa a máscara. 

Carne processada: Comer carne curada ou tratada de alguma forma aumenta significativamente as possibilidades. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é tão perigoso quanto o tabaco. A carne processada está particularmente ligada ao cancro de intestino.

Contracetivos: Pílulas aumentam as possibilidades das mulheres contraírem cancro do colo do útero. Quanto mais usamos, mais os riscos se multiplicam.

Câmaras de bronzeamento artificial: Qualquer tipo de bronzeamento artificial aumenta a exposição à luz UV. Quando alguém está tão exposto, aumenta o risco de cancro de pele e de cataratas.

Sexo sem proteção: Se não usar proteção, pode ficar infetado com alguma uma doença. 

Falta de vegetais: Comer vegetais reduz, especificamente, o risco de ter cancro de boca, estômago, esôfago, cólon e reto.

Dormir pouco: Ter menos de sete ou oito horas de sono por noite aumenta significativamente o risco de cancro. O sono restaura as células e incentiva a produção de células saudáveis e, por isso, a falta dele pode ser extremamente prejudicial.

Hepatite B: – Ter o vírus da hepatite B pode levar ao desenvolvimento do carcinoma hepatocelular. É um dos cinco cancro mais comuns no mundo. 

Recibos:  Em 2010, um estudo descobriu que a maioria dos recibos usava um produto químico, o bisfenol-A que fazia aumentar o risco de cancro.

Produção de alumínio: Quem trabalha numa fábrica que realiza a redução de alumínio deve, definitivamente, usar uma máscara. A inalação de vapores de alumínio está associada ao cancro de bexiga e pulmão.

Informação consultada no Notícias ao Minuto,The Guardian, Live Science e Insider.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE