Coimbra

CoimbraShopping promove um “olhar sobre a Capoeira na região Centro de Portugal” (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 24-07-2021

O CoimbraShopping aliou-se à Associação “Despertar Capacidade”, representante do Grupo Muzenza, para celebrar a capoeira, “a reconhecida arte marcial brasileira que alia as artes marciais à dança e à música”, numa iniciativa que junta uma exposição fotográfica e a três demonstrações ao vivo da cultura popular no centro comercial.

PUBLICIDADE

A mostra fotográfica que está em exposição desde 13 de julho vai manter-se até 3 de agosto, data em que se comemora o “Dia do Capoeirista”.

Quanto às demonstrações públicas da arte marcial, estas realizam-se aos sábados, no palco da restauração (piso 1) do Coimbra Shopping, tendo sido a primeira no passado dia 17 de julho, hoje a segunda e a última vai acontecer dia 31 de julho.

PUBLICIDADE

A Associação “Desperta capacidade” situa-se em Ribeira de Frades, Coimbra, e tem como principal missão “o desenvolvimento de um trabalho desportivo, cultural, recreativo, social” e quer ser um veículo de “promoção do desporto, cultura e da solidariedade social”, explicou ao NDC, António Sales, presidente da Associação.

Quanto à exposição fotográfica sobre a história da capoeira e da “Desperta Capacidade”, que já está em Coimbra desde 2004, segundo o capoeirista “a intenção é fazer uma espécie de cronologia para que as pessoas possam entender um pouco mais sobre o nosso trabalho e sobre a capoeira aqui na região Centro”.

PUBLICIDADE

publicidade

Essas apresentações inserem-se “numa iniciativa do projeto Sonae que vem dando um apoio às associações na região centro, mas também pelo país, o nosso projeto foi selecionado e é nesse sentido que temos o privilégio de fazer estas apresentações. É um prazer fazermos parte deste projeto que promove no fundo a sustentabilidade cultural da região Centro”, afirmou o presidente da “Desperta Capacidade”.

“Hoje estamos aqui representando a nossa associação, o nosso grupo de capoeira com atividades voltadas para a cultura brasileira, com a capoeira e também trazendo junto com a capoeira as manifestações folclóricas do Brasil. Hoje no final iremos fazer uma demonstração do samba de roda, que é uma atividade muito festiva e nós procuramos dessa forma que as pessoas conheçam mais da cultura do Brasil e do mundo”, detalhou António Sales.

O Grupo Muzenza, tal como o coordenador da região Centro do grupo, António Sales, clarificou é “hoje um dos maiores grupos de capoeira do mundo, presente em mais de 23 países e em Portugal estamos em Coimbra, em Lisboa e na região do Algarve”.

Pode ver o vídeo do direto NDC a acompanhar a demostração de capoeira de hoje no CoimbraShopping:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE