A CoimbraMaisFuturo realizou, esta sexta-feira, o primeiro “Roteiro da Economia Local”, em que foram visitadas várias das iniciativas apoiadas no concelho.
Esta ação visa dar visibilidade a projetos e dinâmicas apoiados pelo Grupo de Ação Local (GAL) , refere o presidente da CoimbraMaisFuturo, Nelson Lopes.
O périplo teve início no Mercado D. Pedro V, com a comitiva a abordar os pequenos agricultores, beneficiários da medida de apoio aos circuitos curtos, e com vendas neste espaço. Para completar a lógica dos circuitos curtos, decorreu uma visita à exploração agrícola de Paulo Alves, em Vil de Matos.
PUBLICIDADE
Ao Notícias de Coimbra, o agricultor realçou a mais valia destes apoios, “uma forma das pessoas não desistirem”.
O Roteiro prosseguiu para S.Martinho do Bispo, Eiras e Botão.
A tarde começou a norte do concelho de Coimbra com uma visita à Adega Prior Lucas, em Souselas, com o proprietário, Rui Lucas, a falar do seu projeto ligado aos vinhos da Bairrada, assente numa consiencialização ambiental com a reutilização de garrafas.
Seguiu-se Assafarge e Almalaguês, onde decorreram várias visitas e sessões que permitiram o contacto com beneficiários de medidas de apoio da Associação a outros setores como a área dos serviços, das tecnologias, das energias renováveis, da informática, entre outros.
O Grupo de Ação Local trabalha em todo o concelho, com exceção da União de Freguesias de Coimbra e da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, as zonas mais urbanas do município, como frisou a coordenadora executiva da Associação, sublinhando que esta iniciativas são muito importantes para “estabelecer sinergias entre os diversos projetos”.
A CoimbraMaisFuturo distribuiu 4,5 milhões de euros por um total de 153 projetos do concelho.
O presidente da Câmara, José Manuel Silva, na sua intervenção, congratulou-se com o trabalho da CoimbraMaisFuturo.
O Roteiro da Economia Local contou com a presença e envolvimento de diversos parceiros da CoimbraMaisFuturo como a Caixa de Crédito Agrícola de Coimbra, o Mercado Abastecedor de Coimbra, a Associação de Doceiros de Coimbra, o CEARTE, a ESAC/IPC, a Universidade de Coimbra, a Associação Herança do Passado, a Cooperativa Agrícola de Coimbra, a Associação de Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), bem como da Câmara Municipal, de diversos beneficiários e das Juntas de Freguesia onde se localizam os projetos visitados.
Veja os diretos NDC:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE