A cidade de Coimbra vai, em março, voltar a ser a Capital da Felicidade e transformar-se num centro internacional de reflexão e partilha sobre este tema, com a presença de mais de 20 oradores nacionais e internacionais.
Entre 20 e 22 de março, Coimbra acolherá conferências, palestras, mesas redondas e momentos de ‘networking’, durante a segunda edição do Portugal Happiness Summit 2026, que foi hoje apresentada e tem como mote “A felicidade é o caminho”.
Com este “evento pioneiro e multidisciplinar”, a organização pretende “atrair e captar a atenção e o interesse de diversos públicos, proporcionando aos participantes momentos de conhecimento e de aprendizagem sobre a felicidade”.
PUBLICIDADE
A felicidade é um tema que “tem vindo a ganhar especial destaque na agenda mundial, afirmando-se como um desiderato central na vida das pessoas e das organizações”, frisou.
O objetivo do Portugal Happiness Summit 2026 é “promover um espaço informado e acessível de discussão, reflexão, debate e ‘networking’ sobre a importância e o significado da felicidade nos diferentes domínios da vida”.
Segundo a organização, a cidade volta assim “a assumir um papel de destaque à escala nacional e internacional no mapa da felicidade” e o país “afirma-se como referência global e uma plataforma de projeção do debate, espaço de inspiração, partilha de conhecimento e reflexão sobre felicidade, bem-estar e desenvolvimento humano”.
O evento contará com mais de 20 oradores nacionais e internacionais e centenas de participantes, entre empresários, empreendedores, decisores políticos, líderes associativos, membros da comunidade académica e científica, representantes de municípios, investidores, investigadores e estudantes.
Estão já confirmadas as presenças do embaixador da Dinamarca em Portugal, Lars Steen Nielsen, da atriz Tássia Camargo, do apresentador e radialista Júlio Isidro, do escritor Pedro Chagas Freitas, do músico António Manuel Ribeiro, do jornalista e comentador político José Milhazes, do humorista Tio Jel e do comentador televisivo Carlos Mendes Dias, entre outras.
Ao longo dos três dias dedicados “à importância e à compreensão do que é a felicidade, e as formas de a procurar e alcançar nos diferentes domínios da vida”, serão abordados temas que relacionam a felicidade com o desporto, o trabalho, a televisão, a rádio, o teatro, a música, a saúde mental, a economia social, a sustentabilidade, o ambiente, as empresas e o humor.
Serão também debatidos temas como “O que faz da Dinamarca um dos países mais felizes do mundo?”, “Se a guerra não constrói felicidade, porque vivemos em guerra?”, “A compaixão como caminho para a felicidade”, “O impacto da guerra na felicidade dos ucranianos” e “Afinal, o que é a felicidade?”.
A organização espera que o Portugal Happiness Summit 2026 inspire “pessoas, organizações e decisores a adotar práticas mais conscientes, humanas e sustentáveis, contribuindo para um futuro onde a felicidade e o bem-estar assumem um papel central nas estratégias de desenvolvimento das comunidades e dos territórios”.
O evento é promovido pela empresa GoldenSkill, com o apoio da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.