Cidade

Coimbra volta a ser capital da Banda Desenhada

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 04-03-2019

 

PUBLICIDADE

A Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada avança para a sua quarta edição, que vai decorrer de 7 a 10 de março, e apresenta-se como uma aposta firme da Câmara Municipal (CM) de Coimbra no panorama cultural, que tem mobilizado cada vez mais apaixonados por esta arte.

Em 2019, a aposta mantém-se numa programação diversificada que apresenta o que de melhor se faz ao nível de Banda Desenhada, através de exposições, workshops, conferências, apresentação de livros, jogos de tabuleiro ou o habitual concurso de cosplay.

PUBLICIDADE

A quarta edição traz também várias novidades, desde logo a programação paralela apresentada pelo MOTELX Coimbra, a decorrer no Convento São Francisco, que reforça o evento com cinema de terror adequado a diferentes faixas etárias.

Perseguindo o êxito alcançado nas edições anteriores, a edição de 2019 da Coimbra BD aposta em quatro dias de programação diversificada e de elevada qualidade, destacando-se a ambição de conquistar novos públicos, designadamente os admiradores do cinema de terror, através das curtas-metragens do MOTELX Coimbra, que explora a afinidade do conto infantil com o universo do terror, ainda que os filmes sejam pouco aterradores e considerados, por muitos autores, como “contos de fadas para adultos”. O evento integra ainda várias sessões cinematográficas dirigidas ao público infantojuvenil e familiar, através da exibição de curtas-metragens integradas no périplo nacional dos “Filminhos Infantis à Solta pelo país” e pela “Zero em Comportamento”.

PUBLICIDADE

publicidade

Pelo segundo ano consecutivo, são esperados convidados internacionais, avançando também para a consolidação da internacionalização desta iniciativa cultural. São eles Étienne Schréder (da Bélgica), autor do livro “O Segredo de Coimbra”, a mais importante edição BD que tem a cidade de Coimbra como cenário e personagem; e o desenhador italiano Fabio Celoni. Além destes, marcam presença uma dezena de autores nacionais, representantes do vasto universo da criação artística para a “9.ª Arte”, designadamente, ao nível da escrita, do argumento para BD ou da ilustração.

A Casa Municipal da Cultura acolhe, então, no decurso do evento um conjunto de mostras da autoria de Étienne Schréder, Fabio Celoni, Fábio Veras, Daniel Henriques, André Caetano, J. M. Lameiras e J.R. Santos, bem como outras duas, dedicadas à presença das “Mulheres na BD Portuguesa do Séc. XXI” e às “Imagens de Sophia”, esta dedicada às história da escritora e aos artistas e ilustradores que elas inspiraram, no ano em que se comemora o Centenário do Nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen.

A Coimbra BD ultrapassa as fronteiras da Casa Municipal da Cultura e chega também ao Convento São Francisco, através da programação paralela que o MOTELX Coimbra apresenta, trazendo a Coimbra o que de melhor se tem realizado, recentemente, no âmbito do cinema de terror. Em quatro dias, no Convento São Francisco, o público pode assistir às últimas novidades e conhecer grandes nomes deste género cinematográfico, que se revela um êxito, em Portugal e no mundo inteiro, pela diversão, emoção e sentido de comunidade que gera junto de quem cultiva o gosto por esta área da “Sétima Arte”.

Já a Galeria Pedro Olayo (filho), também no Convento São Francisco, acolhe, até ao dia 14 de abril, a exposição “Desenhar o Silêncio”, de António Jorge Gonçalves.

A Câmara Municipal de Coimbra renova, nesta quarta edição da Coimbra BD, a colaboração por parte da “Dr. Kartoon” (livraria especializada em Banda Desenhada) a que se junta a “Comic Heart”.

Informação detalhada

7 de março, quinta-feira

18h00 | Masterclass “De Caligari a Get Out – História e Evolução do Cinema de Terror”, por João Monteiro (MOTELX Coimbra) | 120’ | M/16 | Sala Polivalente

Esta masterclass é destinada a todos os interessados pelo cinema em geral e pelos géneros cinematográficos em particular. Trata-se de uma viagem pela história e evolução do Terror enquanto género através dos seus filmes e autores mais representativos para melhor compreender a sua popularidade em 100 anos de Cinema.

Imagens: https://www.dropbox.com/s/omw9wn5glsu6fa6/4593408_orig.jpg?dl=0

 

21h00 | Jogos de Tabuleiro | Galeria 1.º piso

 

8 de março, sexta-feira

19h00 | Visitas guiadas às exposições por vários autores

21h00 | Curtas-metragens de terror | M/16 | Sala Polivalente

A Boneca, de Gonçalo Morais Leitão (Portugal, 2018, 13′)

Sinopse | Ela era uma criança, esse monstro que os adultos fabricam com as suas mágoas.

Imagens: https://www.dropbox.com/sh/ualaiaazdpx4jl1/AAC9rIyeoqlaKg5akm75llKga?dl=0

 

Calipso, de Paulo A.M. Oliveira, Pedro Martins (Portugal, 2018, 15′)

Sinopse | Uma epidemia de origem fúngica abateu-se sobre Lisboa, transformando as pessoas em zombies. Os cidadãos são fechados nas suas casas, obrigados a um período de quarentena. Esta epidemia veio apanhar Bruno e Sandra numa fase crítica do casal.

Imagens: https://www.dropbox.com/sh/xffcb6liyymfhow/AACjhR_REonbzp7U7y8ENi7na?dl=0

 

Cinzas, de Célia Fraga (Portugal, 2018, 15′)

Sinopse | Num ambiente rural transmontano dos anos 40, uma jovem viúva vive numa profunda solidão. A sua rotina consiste numa sucessão de dias iguais. Tudo piora quando começa a ser atormentada por uma entidade misteriosa.

Imagens: https://www.dropbox.com/sh/qz9b9v9oymirllw/AAACrUNbniZbJgXO1wnblw4Ma?dl=0

 

Espelho Meu, de Hugo Pinto (Portugal, 2018, 6′)

Sinopse | Mariana é uma pintora que entra em colapso após uma relação mal resolvida. A sua espiral depressiva evolui para atos vingativos. Como se de uma pintura se tratasse, Mariana pinta com sangue a sua história de sofrimento.

Imagens:https://www.dropbox.com/sh/mtlb8sefzsgpnip/AADskBowipE0xnBuHvg2DxJ6a?dl=0

 

Yet Another Christmas Tale, de David Vieira (Portugal, 2018, 9′)

Sinopse | Noite de Natal. Um homem deambula enigmaticamente pela cidade. Regressa a casa e apercebe-se que não está sozinho…

Imagens: https://www.dropbox.com/sh/g592xckojvkvp5s/AACv1b4HwhbXnvH5r7PV7_d9a?dl=0

 

The Bad Girl, de Ricardo (Portugal, 2015, 14′)

Sinopse | Uma mulher de alma perdida confessa-se depois de assistir ao fenómeno milagroso de uma estátua que chora lágrimas de sangue.

Imagens: https://www.dropbox.com/sh/obs6pk5pmskpyvm/AADIlz2Pu8BHuPFW3ZM5DozRa?dl=0

 

9 de março, sábado

10h00 | Curtas-metragens de animação para a família (Casa da Animação – Associação Cultural) | M/6 | Sala Polivalente

Sabaku, de Marlies van der Wel (Países Baixos, 2016, 2’18’’)

Sinopse | Um pássaro procura um novo amiguinho depois do anterior ter desaparecido.

 

A Pequena Caçarola do Anatole (La Petite Casserole d’Anatole), de Eric Montchaud (França, 2014, 6’)

Sinopse | Anatole está sempre a carregar a sua pequena caçarola consigo. Ela um dia caiu em cima dele e ninguém sabe ao certo como ou por que motivo. Desde então, a caçarola prende-se em tudo e impede-o de seguir em frente. Um dia ele cansa-se e decide esconderse mas neste caso – e felizmente – as coisas não são assim tão simples.

 

A Bicicleta do Elefante (Le Vélo d’Éléphant), de Olesya Shchukina (França/Bélgica, 2014, 9’)

Sinopse | Um elefante vive normalmente numa cidade e trabalha como varredor. Um dia, vê um enorme outdoor com a imagem de uma bicicleta que parecia completamente adaptada às suas características. A partir desse momento, a vida do elefante muda: ele quer, a todo custo, conseguir aquela bicicleta!

 

O Coelho e o Veado (Rabbit and Deer), de Péter Vácz (Hungria, 2013, 16’)

Sinopse | A amizade entre o Coelho e o Veado é posta em causa devido à curiosidade e insistência do Veado em encontrar a fórmula secreta para aceder à terceira dimensão.

 

A Lei do Mais Forte (La Loi du Plus Fort), de Pascale Hecquet (França/Bélgica, 2015, 6’6’’)

Sinopse | Um macaquinho faz um esforço hercúleo para conseguir agarrar uma enorme banana. Mas um macaco maior do que ele, no momento em que ele agarra a banana, rouba-a e assim sucessivamente. O macaquinho, por sua conta e risco, elabora uma estratégia para conseguir comer a maior parte da banana.

 

Ilha (Island), de Max Mörtl & Robert Löbel (Alemanha, 2017, 2’30’’)

Sinopse | Escutem os sons de uma ilha quando as criaturas que nela habitam saem dos seus esconderijos.

 

O Homem que tinha medo de cair, de Joseph Wallace (Reino Unido, 2011, 4’43’’)

Sinopse | Ivor é um homem idoso que tem a sua vida virada de cabeça para baixo depois que o seu vaso de plantas cai, provocando uma série de reações paranoicas.

 

11h00/13h00 | Workshop – “Pequenas Histórias do dia-a-dia”, com Joana “Mosi” Simão | Sala Francisco de Sá de Miranda

Workshop sobre micronarrativas centradas na autobiografia.

Inscrição prévia, no local.

 

11h30 – Sustos Curtos 1 (Lobo Mau) – MOTELX Coimbra | 63’ | M/6 | Sala Polivalente

 

Médico de Monstro, de Gustavo Teixeira (Brasil, 2017, 11’)

Sinopse | Dudu já escolheu a sua futura profissão, agora terá que enfrentar os seus medos para tornar-se num médico de monstros.

Poster: https://www.dropbox.com/s/lhz63xqcwe70sph/mdm_poster.jpg?dl=0

Stills: https://www.dropbox.com/sh/bs48xystmsf2jtq/AAC6jzg2wgUqJygCz-FweLKia?dl=0

 

Nouvelle Cuisine,de Manuel Reyes Halaby (Espanha, 2017, 5’)

Sinopse | Um chef de cozinha, amante do seu trabalho, tem que preparar um menu muito diferente para um grupo de clientes muito peculiar.

https://www.dropbox.com/sh/n4u5q2j8gqu11bb/AADHKRlYQJdbs9UDsc59o1Vaa?dl=0

 

The Passanger, de Chris Jones (Austrália, 2006, 7’)

Sinopse | Nuvens de tempestade reúnem-se quando um tímido leitor faz a sua temida caminhada diária até à estação de comboio. Quando ele descobre o que o espera a bordo percebe que teria ficado melhor na rua à chuva.

Poster: https://www.dropbox.com/s/w5ey6mynawpuqh8/posterb.jpg?dl=0

Stills: https://www.dropbox.com/sh/vhvb7wg7djztubw/AAAVtma0RDBZyl8l8mJXTkJda?dl=0

 

Steadfast Stanley, de John Cody Kim (EUA, 2014, 4’)

Sinopse | Stanley, um Pembroke Welsh Corgi, é deixado para trás durante um apocalipse. Tudo o que ele quer fazer é conseguir encontrar o seu dono…

Poster: https://www.dropbox.com/s/rldtcunng44sywu/steadfast_stanley_title.jpg?dl=0

Stills: https://www.dropbox.com/sh/c46it3wzgur50q8/AADdvQy8cycp20EqAhoMV2OYa?dl=0

 

Voltaire, de Jan Snoekx (Bélgica/Países Baixos, 2015, 12’)

Sinopse | Voltaire, um galo meteorológico insignificante de uma capela rural, vive uma vida deprimente. Uma noite, depois de ter sido atingido por um raio, aproveita a oportunidade para se mudar para uma bela catedral ao lado. Mas lá, Voltaire vê-se metido no meio de um assassinato e é forçado a superar os seus maiores medos.

Stills: https://www.dropbox.com/sh/w64lo541pcv34kz/AAAppJYSxkX_SN2iiKMkOG7_a?dl=0

Moroshka, de Polina Minchenok (Rússia, 2015, 8’)

Sinopse | Uma aldeia inteira tem medo de um grande lobo mau cinzento. Todos, à exceção de uma menina corajosa que o ajuda e fica amiga desta criatura assustadora.

Poster: https://www.dropbox.com/s/n7cld4g0dzixgv5/MOROSHKA_POSTER_17_04_2017.jpg?dl=0

Stills: https://www.dropbox.com/sh/pj3h2ld2v8y9gtp/AABtlG2msPFCp5t7oegL4plza?dl=0

 

Decaf, de Christopher Masuabi (África do Sul, 2017, 4’)

Sinopse | Um cachorro chamado Noodle, cheio de energia, quer brincar com o seu amigo gato preguiçoso. Noodle oferece uma chávena de café ao gato MoeMoe, mas a cafeína vai deixando o felino cada vez mais agressivo.

Poster: https://www.dropbox.com/s/1oogdi2xlxum8i0/Decaf_Poster_A3_CMYK.tif?dl=0

Stills: https://www.dropbox.com/sh/e1g8m255pjaytgd/AAB9ZxXBAfKF0jaOIhwJ5XIna?dl=0

 

Mythopolis, de Alexandra Hetmerova (República Checa, 2014, 12’)

Sinopse | Um pequeno minotauro, a sua mãe Medusa, um empregado dos correios, Ciclope, os vizinhos, as Irmãs Cinzas… Personagens lendárias da mitologia grega vivem as suas vidas e resolvem os seus problemas no mundo de hoje.

Stills: https://www.dropbox.com/sh/wtsogd7mork28cp/AABX3fpwfvIjLR_i6nSz5M6ka?dl=0

 

15h00/17h00 | Sessão de Desenho ao vivo (coordenação: Salão 40) | Sala Francisco de Sá de Miranda

 

16h00/18h00 | Sessões de autógrafos dos artistas convidados | Galeria 1.º piso

 

18h00 | Painel de discussão com editores sobre o ano editorial de 2019 | sala de empréstimo da Biblioteca Municipal

 

19h00 | curtas-metragens ligadas à Banda Desenhada apresentadas pelos seus autores | Sala Polivalente

 

Porque é este o meu ofício, de Paulo Monteiro

Sinopse | É um filme sobre a voragem do tempo. E também sobre a infância e a forma como nos marca para a vida toda. É um filme que fala da relação de um filho com o seu pai. E das muitas palavras que nunca se dizem porque estão escritas no coração.

 

Sleepwalk, de Filipe Melo

Sinopse | Um homem parte em viagem por uma tarte de maçã.

 

21h00 | Jogos de Tabuleiro | Galeria 1.º piso

 

10 de março (domingo)

10h00 | Filminhos infantis à solta pelo país (Zero em Comportamento) | M/4 | Sala Polivalente

A Grande Migração (La grande migration), de Iouri Tcherenkov (Suíça, 2007, 6’)

Sinopse | As divertidas aventuras de um pássaro migrador que se perde dos companheiros, no meio do nevoeiro.

 

Foxy & Meg Descobrem os Opostos, de André Letria (Portugal, 2010, 3’)

Sinopse | Foxy e Meg são duas amigas bem diferentes e nesta aventura vão descobrir os antónimos! O que será que significa esta palavra?

 

Paulo Contra o Dragão (Paul and the Dragon), de Albert ‘t Hooft e Paco Vink (Holanda, 2008, 24’)

Sinopse | Filme sobre um menino de nove anos a quem é diagnosticado um cancro. O médico explica-lhe que o cancro é como se fosse um dragão no seu corpo, e que precisa ser combatido. Como um verdadeiro herói, Paulo, luta contra o dragão e ganha.

 

Os Tumblies e o Desenho (The Tumblies), de Patrick Raats (Holanda, 2013, 5’)

Sinopse | Entramos no mundo lúdico dos três Tumblies e do seu cãozinho de estimação, que são simpáticos personagens coloridos, feitos de duas, três ou quatro partes e que se estão sempre a desmanchar. Nesta série de 26 episódios não irá faltar diversão, jogo, descoberta e fantasia, sempre em busca de um novo objeto.

 

Mancha e Manchinhas – A Tempestade de Neve (Prick Och FLÄC), de Uzi Geffenblad e Lotta Geffenblad (Suécia, 2012, 7’)

Sinopse | Mancha e Manchinhas brincam na neve e divertem-se muito até que uma tempestade aparece do nada e tudo se altera. O que irá acontecer ao Mancha e ao Manchinhas?

 

As Aventuras de Miriam: A Moldura Partida (Miriam’s Broken Picture), de Priit Tender (Estónia, 2009, 5 ‘)

Sinopse | Alguém partiu a moldura. Miriam assume a culpa em vez do irmão pequeno, mas ele não aguenta e admite a sua própria culpa. Por fim, a Galinha tem que confessar que esteve por trás de tudo.

 

Um Polvo em Apuros (Oktapodi), de Julien Bocabeille, François-Xavier Chanioux, Olivier Delabarre, Thierry

Marchand, Quentin Marmier e Emud Mokhberi (França, 2007, 3’)

Sinopse | Um casal de polvos vive um belo romance no interior de um aquário até serem separados por um cozinheiro que retira a fêmea do aquário e leva-a para seu carro, tendo em vista efetuar um belo prato de…polvo. A partir daí, o trio passará por uma série frenética de confusões enquanto o casal de polvos procura fugir e encontrar a sua felicidade.

 

11h00/13h00 | Workshop – “Pequenas Histórias do dia-a-dia”, por Joana “Mosi” Simão | Sala Francisco de Sá de Miranda

Workshop sobre micro narrativas centradas na autobiografia.

Inscrição prévia, no local.

 

11h30 | Sustos Curtos 2 (Lobo Mau) – MOTELX Coimbra | 38’ | M/6 | Sala Polivalente

 

Dinner Time, de Filip Bihar (Eslovénia, 2016, 1’)

Sinopse | À luz de um candeeiro, dois morcegos estão à espera do jantar.

Stills: https://www.dropbox.com/sh/gg2381tlrjull6y/AAAkXKLS939L8j4a8bf75BDYa?dl=0

 

Mr. Night Has a Day Off, de Ignas Meilunas (Lituânia, 2016, 2’)

Sinopse | Porque estará a noite a mudar o dia? Quando não se gosta de algo, muda-se.

Poster: https://www.dropbox.com/s/gynhgaf878ww77u/mr%20night%20poster.jpg?dl=0

Stills: https://www.dropbox.com/sh/64ohqkmm9b5b9hs/AABf1CCpy-AjpX3vWutx2sOJa?dl=0

 

Between the Trees, de Frank Harper (Reino Unido, 2015, 5’)

Sinopse | Um jovem rapaz encontra-se perdido numa floresta quando conhece uma grande e estranha criatura

que acaba por se tornar mais útil do que parece.

Poster: https://www.dropbox.com/s/gl5vxmjd4rs4g7w/BTTPoster.jpg?dl=0

Stills: https://www.dropbox.com/sh/7hf26kkraun70w2/AAAvXa7Pay8dO8eX4pavqAZLa?dl=0

 

Que Monstro te Mordeu, de Cao Hamburger (Brasil, 2014, 30’)

Sinopse | Sempre que uma criança desenha um monstro, ele ganha vida num lugar muito especial: o

Monstruoso Mundo dos Monstros, espalhando caos por onde passa. Cabe a Lali, com a ajuda dos

seus amigos monstruosos – Luísa, Dedé e Gorgo – resolverem a confusão.

Poster:https://www.dropbox.com/s/5s7i69d6qd0xcq3/QueMonstroTeMordeu_PT_BR_DisplayArtVertical_1142x1600.jpg?dl=0

Stills: https://www.dropbox.com/sh/tb0h0y62wayue4a/AADYGJmwDpGtvsqVExOvG96Oa?dl=0

 

11h30 | Hora do Conto “Contos do Caldeirão” | M/6 | Biblioteca Infantil/Ludoteca

Inscrições: Biblioteca Infantil/Ludoteca, telef. 239702630 ou e-mail biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt.

 

15h00 | Desfile e concurso de Cosplay | Sala Polivalente

 

15h30 | Apresentação do projeto Nódoa Negra, por Joana “Mosi” Simão | sala de empréstimo da Biblioteca Municipal

O projeto Nódoa Negra é uma coletânea de BD feita por mulheres, sobre a problemática da violência sobre as mulheres

 

16h00/18h00 | Sessões de autógrafos dos artistas convidados | Galeria 1.º piso

 

ATIVIDADES PERMANENTES

 

VENDA BD, ILUSTRAÇÃO E MERCHANDISING

Ala dos Livros | Arte de Autor | BD Mania | Bicho Carpinteiro | Bruaá Editora | Chilli com Carne | Comic Heart | Devir | Escorpião Azul | G Floy | Ink Merchandise and Comics | JBC Portugal | Kingpin Books | Levoir | Leya | Dr. Kartoon | Livraria Faz de Conto | Lost World Comics | Miguel Jorge | Mundnag | Mundo Fantasma | Planeta Tangerina | Polvo | Saída de Emergência | Tinta da China

 

EXPOSIÇÕES

Do Segredo de Coimbra a Blake Mortimer, Étienne Schréder

Autor responsável gráfico da série Blake e Mortimer, o belga Étienne Schréder é autor do mais importante livro de BD tendo a cidade de Coimbra como cenário e personagem – O Segredo de Coimbra –, obra já em terceira edição nacional. Além de originais de Blake e Mortimer e de O Segredo de Coimbra, a exposição contará também com pranchas de Tempos Amargos, obra autobiográfica de Schréder, também, com edição nacional.

 

Fabio Celoni

Desenhador italiano que tem dividido a sua carreira entre a Disney e a editora italiana Bonelli, Celoni foi o mais jovem desenhador a publicar na Bonelli e um dos raros a escrever e desenhar as suas próprias histórias.

 

Do Jardim dos Espectros aos Filhos do Rato, Fábio Veras

Jovem prodígio da BD portuguesa, Fábio Veras estreou-se na BD aos 21 anos com o livro O Jardim dos Espectros, que escreveu e desenhou para a editora Escorpião Azul. Nesta exposição estarão também páginas de Os Filhos do Rato, o seu mais recente trabalho, com argumento de Luís Zhang, que será lançado durante o evento Coimbra BD.

 

Um português na DC, Daniel Henriques

Único arte-finalista português a trabalhar no mercado americano, Daniel Henriques já trabalhou com os maiores desenhadores da DC, com destaque para Brian Hitch e Robson Rocha, em personagens como a Batgirl, Liga da Justiça e Aquaman. A qualidade do seu trabalho valeu-lhe várias nomeações para os Inkwell Awards, um dos mais prestigiados galardões da indústria dos comics americana.

 

Mulheres na BD Portuguesa do Séc. XXI

Exposição coletiva sobre jovens autoras, presentemente, em atividade, com obra publicada nos últimos dois anos. Estarão representadas as autoras Joana “Mosi” Simão, Joana Afonso, Marta Teives, Sofia Neto e Rita Alfaiate.

 

De Coimbra a Loulé, André Caetano, J. M. Lameiras e J. R. Santos

Exposição making of sobre o livro Os Segredos de Loulé, a história em BD da cidade algarvia, criada por três autores de Coimbra.

 

Imagens para Sophia

No âmbito da comemoração do Centenário do Nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen (Porto, 6 de novembro de 1919 – Lisboa, 2 de julho de 2004), a Biblioteca Municipal de Coimbra homenageará a escritora com um conjunto de iniciativas que decorrerão ao longo de 2019, começando com a exposição “Imagens para Sophia”, dedicada às suas “histórias para crianças” e aos artistas e ilustradores que elas inspiraram.

 

AUTORES PRESENTES

 

Convidados Internacionais

Étienne Schréder (Bélgica)

Fabio Celoni (Itália)

 

Convidados Nacionais

André Caetano | Daniel Henriques | Fábio Veras | Filipe Melo | Joana “Mosi” Simão | Joana Afonso | Luís Zhang | Marta Teives | Nuno Duarte | Paulo Monteiro | Rita Alfaiate | Sofia Neto

 

LANÇAMENTOS

Filhos do Rato (Luís Zhang e Fábio Veras) – G Floy e Comic Heart

O outro lado de Z (Nuno Duarte e Joana Mosi) – Kingpin, G Floy e Comic Heart

Dylan Dog, O velho que lê – G Floy

Duke 3: Eu sou uma Sombra – Arte de Autor

Tex: Maria Pilar – Polvo

Tex: Terror na Floresta – Polvo

O Recomeço e outras Histórias – Escorpião Azul

Ascensão – Escorpião Azul

 

HORÁRIO

7, 8 e 9 de março | 10h00 – 22h00

10 de março | 10h00 – 18h00

 

PROGRAMAÇÃO PARALELA – MOTELX Coimbra 2019

CONVENTO SÃO FRANCISCO

 

7 de março, quinta-feira

21h00 | Mutant Blast, de Fernando Alle, com Maria Leite, Pedro Barão Dias, Joaquim Guerreiro (Portugal, 2018, 83’) | M/16 | Black Box

Falado em português e legendado em inglês

O mais alucinante épico de zombies passado em Portugal, que demorou sete anos a terminar.

Sessão seguida de conversa com Fernando Alle (realizador) e os atores Joaquim Guerreiro, Pedro Barão Dias, João Vilas, Mário Oliveira e Vanda R. Rodrigues.

 

Sinopse | Maria, uma destemida soldado, e TS-347, um homem com uma força sobre-humana, estão a ser perseguidos por uma célula militar responsável por experiências científicas que deram origem a um apocalipse zombie. Pelo caminho, irão deparar-se com Pedro, um homem com poucas ambições e com uma enorme ressaca. Juntos, tentarão fugir para um local seguro, mas surgirão complicações pelo seu caminho, na forma de uma bomba nuclear.

“Mutant Blast” é a primeira longa-metragem de Fernando Alle, cuja curta-metragem, “Papá Wrestling”, recebeu uma menção especial no MOTELX 2009.

Co-produzido pela Troma Entertainment, e misturando os géneros cinematográficos de comédia, ação, terror e ficção científica, e com influências cinematográficas que abrangem Quentin Tarantino, Terry Gilliam, e Werner Herzog, “Mutant Blast” é descrito pelo próprio autor como uma break-up letter aos filmes de zombies.

Poster: https://www.dropbox.com/s/6x6laexjt44a1mj/mutant%20blast%201%20jpeg.jpg?dl=0

Stills: https://www.dropbox.com/sh/odgi6by416ww977/AAAsIBB69oQaQOO_dfUT0Ndqa?dl=0

 

Bilhete Geral: 5€

Bilhete Estudante, ≥ Maiores 65 Anos, Grupos de ≥ 10 pessoas: 3€

[Bilheteira do Convento São Francisco: segunda a domingo (15h00 – 20h00); bilheteira@coimbraconvento.pt; www.ticketline.sapo.pt]

 

8 de março, sexta-feira

18h30 | Mandy, de Panos Cosmatos, com Nicolas Cage, Andrea Riseborough, Linus Roache (EUA/Bélgica, 2018, 121’) | M/18 | Antiga Igreja

Falado em inglês e legendado em português

Uma história psicadélica de vingança sobrenatural numa das mais poderosas interpretações do

desconcertante Nicolas Cage.

 

Sinopse | Uma história psicadélica de vingança sobrenatural numa das mais poderosas interpretações do desconcertante Nicolas Cage. 1983. Algures numa região isolada das Shadow Mountains, na Califórnia, o lenhador Red Miller vive apaixonado pela encantadora e misteriosa Mandy Bloom. Mas a vida pacata que construiu para si mesmo desmorona súbita e tragicamente quando um grupo descontrolado de idólatras invadem furiosamente o seu idílico paraíso. Destroçado, a existência de Red resume-se agora a um único pensamento: vingança.

Estreado em Sundance, presente na Quinzena dos Realizadores de Cannes, o muito aguardado segundo filme de Panos Cosmatos (“Beyond the Black Rainbow”) tem, desta vez, Nicolas Cage como protagonista, mas mantém a capacidade para induzir estados alternativos de consciência no espectador. É também o último filme que conta com a música do malogrado compositor islandês Jóhann Jóhannsson.

Poster: https://www.dropbox.com/s/6tojw205xk5c2gn/poster_PT.jpg?dl=0

Stills: https://www.dropbox.com/sh/qpvgdm5kkt6e9c3/AAAkinej7yXrrVClcwcaYXDRa?dl=0

 

Bilhete Geral: 5€

Bilhete Estudante, ≥ Maiores 65 Anos, Grupos de ≥ 10 pessoas: 3€

[Bilheteira do Convento São Francisco: segunda a domingo (15h00 – 20h00); bilheteira@coimbraconvento.pt; www.ticketline.sapo.pt]

 

9 de março, sábado

15h00 | Curtas 1 | 85’ | M/16 | Black Box

Sessão seguida de conversa com os realizadores e atores presentes.

 

Two Puddles, de Timothy Keelingna, com Julia Florimo, Amy Keen, Luke McGibney, (Reino Unido, 2018, 6’)

Falado em inglês e legendado em português

Sinopse | Quando uma família encontra duas poças extremamente incomuns num retiro no bosque, começam a emergir tensões inomináveis.

Poster: https://www.dropbox.com/s/uklrkxz72he55ax/POSTER%20-%20Two%20Puddles.jpg?dl=0

Stills: https://www.dropbox.com/sh/x1cffyjzc8eya9d/AAA54Qxn7TFoQEmUzTVVB89ma?dl=0

 

A Estranha Casa na Bruma, de Guilherme Daniel, com Daniel Viana, Carlos Fartura (Portugal, 2018, 15’)

Falado em português

Com a presença de Guilherme Daniel (realizador).

Sinope | Um peregrino perdido encontra uma estranha casa à beira do abismo e o seu misterioso ocupante. Vencedor do Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa 2018.

Poster: https://www.dropbox.com/s/rnxlbz3urzy03ju/AECB%20poster.jpg?dl=0

Stills: https://www.dropbox.com/sh/ifnm8rollddd5yf/AADbcKW9MwBa3hpBWDQ5mSUza?dl=0

 

Coração Revelador, de São José Correia, com Rui Neto, Marques D’Arede (Portugal, 2018, 10’)

Falado em português

Sinopse | Um homem cuida de outro homem. Um é jovem, o outro é velho. O jovem é louco, o velho é a vítima. Quando o mal vive dentro de ti, o mundo inteiro não te deixa dormir.

Poster: https://www.dropbox.com/s/z15eu0ueydlhu0k/CARTAZFINALFINAL.jpg?dl=0

Stills: https://www.dropbox.com/sh/rf9wrpz2m5xs67u/AAAoLLKaxJLLjQfkU-4rVX5Oa?dl=0

 

Helsinki Mansplaining Massacre, de Ilja Rautsi, com Anna Paavilainen, Leo Honjonen, Ella Lahdenmäki (Finlândia, 2018, 15’)

Falado em finlandês e legendado em inglês/português

Sinopse | Uma intensa comédia de terror acerca de uma mulher que tenta desesperadamente sobreviver a uma horda de homens que, exibindo os seus egos frágeis, tentam apenas explicar-lhe o funcionamento de todas as coisas.

Poster: https://www.dropbox.com/s/y9ekk8luhan96q0/Helsinki%20Manspaining_Massacre_poster.jpg?dl=0

Stills: https://www.dropbox.com/sh/ewd1a1zeueaflbi/AABkwA_WOymDg2iMDGJ6SPGWa?dl=0

 

Hair Wolf, de Mariama Diallo, com Kara Young, Tailah Webster, Madeline Welnstein (EUA, 2017, 12’)

Falado em inglês e legendado em português

Sinopse | Num salão de cabeleireiro Africano num Brooklyn gentrificado, os locais defendem-se de um novo e estranho monstro: uma horda de mulheres brancas que têm como objetivo sugar a alma vital da cultura negra.

Poster: https://www.dropbox.com/s/9e2rtywbeuu8nht/Hair%20Wolf%20Poster.jpg?dl=0

Stills: https://www.dropbox.com/sh/egw3zvopr9qa3fq/AAACzg5ZDj4c3iozfwSNvPKaa?dl=0

 

Moscatro, de Patrícia Maciel, com Soraia Chaves, Pedro Lacerda, Dimitry Bogomolov (Portugal, 2018, 12’)

Falado em português

Sinopse | O mundo visto através dos olhos de Ana Lara. Entre a doença, manipulação e amor, Ana Lara vive confrontando-se com a sua própria fuga.

Com produção e interpretação de Soraia Chaves.

Poster: https://www.dropbox.com/s/1bndvym8ynm18tr/MOSCATRO_Movie_Poster_2018_01_hi.jpg?dl=0

Stills: https://www.dropbox.com/sh/me5jl8l0bdzf5nt/AAB_K34J00wJMDpcAzqd8jp2a?dl=0

 

Milk, de Santiago Menghini, com Cameron Brodeur, Anana Rydvald (Canadá, 2018, 15’)

Falado em inglês e legendado em português

Sinopse | Um adolescente vai à cozinha para beber um copo de leite durante a noite. Ao encontrar a sua mãe acordada, ele rapidamente se apercebe que nem tudo é como aparenta.

Poster: https://www.dropbox.com/s/2z368axxl8v6zl2/MILK-Poster_300dpi_50_web.jpg?dl=0

Stils: https://www.dropbox.com/sh/cw6f8bhv34bryio/AAAYzYL8DCcp4w6-6f_qpEVOa?dl=0

 

Acesso gratuito.

Levantamento de bilhetes na bilheteira – segunda a domingo, das 15h00 às 20h00 (máximo 2 bilhetes/pessoa).

Reservas: bilheteira@coimbraconvento.pt (podem ser levantadas até uma hora antes de cada sessão)

Lotação: 90 lugares.

 

21h30 | The House That Jack Built, de Lars Von Trier, com Matt Dillon, Bruno Ganz, Uma Thurman (Dinamarca/França/Alemanha/Suécia, 2018, 152’) | M/18 | Black Box

Falado em inglês e legendado em português

O filme que chocou o público do Festival de Cannes de 2018, com Matt Dillon num dos seus papéis mais arrepiantes.

 

Sinopse | Seguimos Jack, um serial killer altamente inteligente protagonizado por Matt Dillon. Ao longo de 12 anos, são relatados os seus vários assassinatos que revelam a sua verdadeira natureza.

“The House That Jack Built” é uma homenagem à literatura, com várias referências a Goethe, nomeadamente à obra “Faust”, e à “Divina Comédia” de Dante Alighieri, mas também aos seus próprios filmes passados como se este fosse uma culminação da sua carreira, desde o seu início nas longas-metragens, em 1984, com “The Element of Crime”. O último filme do controverso realizador dinamarquês Lars von Trier e o seu regresso ao Festival de Cannes, depois de ter sido banido durante a estreia do seu filme “Melancholia”, em 2011, pelos seus comentários julgados extremistas.

Imagem: https://www.dropbox.com/s/mwu2xbpdilg6tws/jack2.0.jpg?dl=0

 

Bilhete Geral: 5€

Bilhete Estudante, ≥ Maiores 65 Anos, Grupos de ≥ 10 pessoas: 3€

[Bilheteira do Convento São Francisco: segunda a domingo (15h00 – 20h00); bilheteira@coimbraconvento.pt; www.ticketline.sapo.pt]

 

10 de março, domingo

18h00 | Curtas 2 | 86’ | M/16 | Black Box

Sessão seguida de conversa com os realizadores e atores presentes.

 

A Instalação do Medo, de Ricardo Leite, com Cândido Ferreira, Nuno Janeiro, Margarida Moreira (Portugal, 2016, 14’)

Falado em português

Sinopse | A Mulher abre a porta de casa. Aparecem dois homens: «Bom dia, minha senhora. Viemos para instalar o medo».

Poster: https://www.dropbox.com/s/7ky6ba19djtlprl/Cartaz_AInstala%C3%A7%C3%A3odoMedo_2017.jpg?dl

=0

Stills: https://www.dropbox.com/sh/dl81vkemf3hf0r4/AABezUzdna2pK96JbAG3L8nHa?dl=0

 

Coyote, de Lorenz Wunderle (Suíça, 2018, 10’)

Falado em inglês e legendado em português

Sinopse | Um coiote perde a sua mulher e crias depois de um ataque de um lobo. Angustiado, vai tentar processar a sua dor, mas lentamente um sentimento de maldade vai ocupando cada vez mais e mais espaço.

Poster: https://www.dropbox.com/s/08er5z4rn57y5ou/yk_coyote_poster_a2.pdf?dl=0

Stills: https://www.dropbox.com/sh/4ibd4vzgplqnr2f/AAApdmEVGatiQt-E0mcgjWFia?dl=0

 

Freelancer, de Paulo A. M. Oliveira, Francisco A. Lopes, com Francisco A. Lopes, Mário Roberto, Tomás Ornelas (Portugal, 2017, 15’)

Falado em português

Sinopse | Jorge, um operador de câmara freelancer, encara diariamente uma série de clientes abusivos e pagamentos em atraso. Ao aceitar mais um trabalho de uma filmagem que aparenta ser uma simples cerimónia de casamento, esta acaba por se revelar um autêntico pesadelo.

Poster: https://www.dropbox.com/s/duxwhegtmn6lhpu/POSTER_FREELANCER_Lores.jpg?dl=0

Stills: https://www.dropbox.com/sh/zxs6qurb8zyv53j/AAB4MC2X3_v-_JMdft4Oyg_ba?dl=0

 

Lunch Ladies, de A Clarissa Jacobson Production, directed by JM Logan, com Donna Pieroni, Mary Manofsky, Daisy Kershaw (EUA, 2017, 19’)

Falado em inglês e legendado em português

Sinopse | Seretta e LouAnne são empregadas de uma cantina numa escola secundária, com aspirações a tornarem-se chefs pessoais de Johnny Depp, quando uma cheerleader ranhosa destrói os seus sonhos e as obriga a ir para além dos seus limites.

Poster: https://www.dropbox.com/s/lioujmjrraup21d/LL-POSTER-600X800.jpg?dl=0

Stills: https://www.dropbox.com/sh/a928xwl8uw1ech0/AACkZWa4OAVBUTd4VdbjsLXia?dl=0

 

O Quadro, de Paulo Araújo, com Jorge Rodrigues, Isabel Feliciano (Portugal, 2018, 13’)

Falado em português

Com a presença de Paulo Araújo (realizador)

Sinopse | Numa Lisboa dos anos 40 do século passado, um contabilista trabalha no seu escritório. Por detrás da secretária, um grande quadro com o retrato antigo de uma mulher parece perturbar o homem.

Poster: https://www.dropbox.com/s/g9phb03i9cbvxxt/O%20quadro%20-%20poster%201.jpg?dl=0

Stills: https://www.dropbox.com/sh/x1dt8f4urn6t04r/AADESaxRPikXkpq6RWTribL0a?dl=0

 

Insanium, de Rui Pedro Sousa, com Sonny Chatters, Daniel Stewart, Elizabeth Appleby (Portugal/Reino Unido, 2018, 15’)

Falado em português

Com a presença de Rui Pedro Sousa (realizador) e Sónia Resene (diretora de produção)

Sinopse | Dois irmãos encontram um cadáver enquanto passeiam na floresta. Esta descoberta desencadeia uma série de eventos que irá transformar as suas vidas para sempre.

Poster: https://www.dropbox.com/s/ce8649ijbns44wt/INSANIUM%20POSTER.jpg?dl=0

Stills: https://www.dropbox.com/sh/mobtmjqd8hlh117/AADoSoQG2VgzaHSwZi7prm2Ya?dl=0

 

Acesso gratuito.

Levantamento de bilhetes na bilheteira – segunda a domingo, das 15h00 às 20h00 (máximo 2 bilhetes/pessoa).

Reservas: bilheteira@coimbraconvento.pt (podem ser levantadas até uma hora antes de cada sessão)

Lotação: 90 lugares.

 

EXPOSIÇÃO

Desenhar o Silêncio, de António Jorge Gonçalves

Galeria Pedro Olayo (filho)

Todos os públicos

Patente até 14 de abril, das 15h00 às 20h00

2 de março | 18h00 | Visita guiada com os criadores envolvidos na exposição: António Jorge Gonçalves, Filipe Raposo e Ondjaki

 

O desenho de António Jorge Gonçalves tem sido publicado em diversas obras onde o texto e a imagem se relacionam de forma íntima e experimental. Com textos do escritor angolano Ondjaki, esta exposição dá-nos a ver o desenho enquanto escrita.

O trabalho de António Jorge Gonçalves abrange o desenho, a fotografia, a música e a arte pública. A narração por imagens é o seu território favorito.

 

Ingressos no MOTELX Coimbra

Longas-metragens

Bilhete Geral: 5€

Bilhete Estudante, ≥ Maiores 65 Anos, Grupos de ≥ 10 pessoas: 3€

[Bilheteira do Convento São Francisco: segunda a domingo (15h00 – 20h00); bilheteira@coimbraconvento.pt; www.ticketline.sapo.pt]

 

Curtas1 e Curtas2

Acesso gratuito.

Levantamento de bilhetes na bilheteira – segunda a domingo, das 15h00 às 20h00 (máximo 2 bilhetes/pessoa).

Reservas: bilheteira@coimbraconvento.pt (podem ser levantadas até uma hora antes de cada sessão)

Lotação: 90 lugares.

 

ORGANIZAÇÃO

Câmara Municipal de Coimbra

 

COLABORAÇÃO

Dr. Kartoon – Livraria Especializada em Banda Desenhada

Comic Heart

 

PROGRAMAÇÃO PARALELA

MOTELX Coimbra 2019

 

INFORMAÇÕES:

Câmara Municipal de Coimbra

Telefone: 239702630 (Casa Municipal da Cultura)

www.cm-coimbra.pt || www.facebook.com/municipiodecoimbra

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE