Coimbra

Coimbra volta a “mexer” no Terreiro da Erva. Nova empreitada!

Notícias de Coimbra | 6 horas atrás em 16-05-2025

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra revela que vai lançar, em breve, um concurso público para a segunda e última fase do arranjo urbano e paisagístico do Terreiro da Erva, na Baixa da cidade.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

A “obra contempla a pavimentação em falta, entre a cabeceira da antiga Igreja de Santa Justa e a Rua do Moreno, a instalação de sistema de controlo de acessos de veículos ao Largo do Terreiro da Erva, com entrada pela Rua do Carmo e saída na Rua Direita, bem como reparações de pavimentos degradados nas imediações do quarteirão do Adro de Santa Justa/Rua do Carmo”.

PUBLICIDADE

Vão ser também realizadas intervenções nas infraestruturas de abastecimento e de drenagem de águas, bem como a correção de anomalias em coletores existentes. A proposta da autarquia obteve parecer favorável da Direção Regional de Cultura do Centro, condicionado à realização de trabalhos de arqueologia preventiva, dada a sensibilidade histórica da área.

Em relação à intervenção entre a antiga Igreja de Santa Justa e a Rua do Moreno, esta parcela, localizada nas traseiras do edifício remanescente da cabeceira da antiga Igreja de Santa Justa (recentemente intervencionada), possui uma área de 67,25m2 e encontra-se, atualmente, coberta com brita/terra batida, sendo que a obra prevista vai além desta área, de modo a garantir um correto remate com os trabalhos das empreitadas anteriores.

Respeitando o desenho geral da zona do Terreiro, é necessária a execução de passadeiras de atravessamento (em lajetas de granito), calcetar um tramo em seixo rolado e rematar o passeio lateral com calçada de calcário. É, ainda, necessário o fecho do dreno periférico de recolha de águas pluviais (rasgo formado por dupla fiada de lajetas de granito). Além dos trabalhos de pavimentação, vão ser igualmente contempladas intervenções na rede de abastecimento de águas e drenagens, afiança a autarquia.

Em complemento dos trabalhos de colmatação dos pavimentos e das infraestruturas, prevê-se, ainda, a reparação de pavimentos danificados e melhoria dos sistemas de controlo de acessos referentes à intervenção anterior, realizada em 2016. Estes trabalhos complementares incidem na substituição/reposição de zonas pavimentadas em lajeado de granito, calçada de seixo e calçada de pedra calcária, bem como na reformulação dos sistemas de controlo de acesso, através da remoção de alguns pinos retrateis e aplicação de novos elementos.

O Município diz que “o Terreiro da Erva, na Baixa da cidade, foi alvo de requalificação em 2016. No entanto, por questões de cadastro na área a intervencionar, a obra teve de ser dividida em duas fases, sendo esta a fase final que permitirá encerrar definitivamente os trabalhos naquele local.”

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE