Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Empreendedorismo

Coimbra volta a incentivar criação de soluções inovadoras com impacto na comunidade 

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 19-05-2022

Estão abertas, até 31 de maio, as candidaturas à segunda edição do Future City Challenge – Coimbra. Esta competição promove a inovação e o desenvolvimento de soluções com recurso à Internet of Things (IoT), com o objetivo de criar um impacto positivo na comunidade. Promovida pelo Fikalab, o laboratório de inovação da Critical Software, em parceria com a Câmara Municipal (CM) de Coimbra, o Centro de Ecologia Funcional e o Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, a Escola Superior Agrária e o Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra e o Nest Collective a competição vai atribuir um prémio de 5000 euros à melhor ideia.

PUBLICIDADE

As candidaturas à segunda edição do Future City Challenge já estão abertas e podem ser enviadas até dia 31 de maio, através do preenchimento de um formulário de inscrição (https://futurecity.pt/new-idea.php). 

Os participantes são desafiados a apresentar soluções inovadoras que permitam melhorar a vida dos cidadãos através da utilização de soluções IoT. As 10 melhores ideias serão conhecidas no dia 08 de junho e vão receber, à semelhança da edição anterior, um prémio de 250 euros, para além de serem convidadas a desenvolver um protótipo até dia 02 de setembro, que será, posteriormente, apresentado a um júri. O projeto vencedor será conhecido a 09 de setembro e receberá um prémio no valor de 5000 euros.

Na primeira edição do concurso venceu a solução “Luxifer”, que tem como objetivo o controlo da iluminação pública LED, adaptando-a ao conforto, ao tráfego e à segurança, assim como a automação de questões relacionadas com a manutenção da mesma, aumentando a sua eficiência e proporcionando um impacto muito positivo na cidade. Alguns dos projetos finalistas da edição de 2021, entre outros, estão a ser desenvolvidos pelas suas equipas, com o apoio do Fikalab e do Município de Coimbra, integrados no #CoimbraCityLab para serem experimentados em ambiente real, na cidade e concelho de Coimbra.

Apoiadas com a mentoria da equipa do Fikalab, as equipas selecionadas vão desenvolver os seus protótipos, tirando partido da The Things Network, uma rede sem fios de longo alcance LoRaWAN (Long-range Wide Area Network) com uma cobertura significativa em Coimbra e apropriada para projetos IoT. 

Em abril de 2021, a parceria entre o Município de Coimbra e a Critical Software sai reforçada, através da assinatura de um protocolo, no qual se institui a adesão da cidade à rede The Things Network (TTN) e ainda o desenvolvimento de esforços comuns na realização de iniciativas que promovam a inovação e a sustentabilidade da gestão urbana da Coimbra, como acontece no Concurso The Future City Challenge.

PUBLICIDADE

Mais informação em: https://futurecity.pt

Formulário de inscrição: https://futurecity.pt/new-idea.php

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com