Coimbra

Coimbra volta a cumprir a tradição dos Lázaros em dose dupla e nós fomos feirar! Veja os vídeos

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 26-03-2023

Ao longo deste domingo, 26 de março, até às 18:00, decorre a Feira dos Lázaros em dois locais da cidade de Coimbra, que muito representam esta tradição que vem já dos anos 40. No Largo de São João, no Bairro de Celas, organizado pelo Grupo Folclórico de Coimbra, e no Largo D. Dinis, está a cargo do Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra, com várias bancas  e com os participantes vestidos a rigor, com trajes também eles uma representação daquele tempo.

PUBLICIDADE

O Notícias de Coimbra visitou, esta manhã, os dois espaços, onde a população pode desfrutar de doces conventuais e populares de Coimbra, com os Lázaros que dão o nome à Feira (galinhas feitas de massa pão), com os brinquedos antigos (bolas de serrim, moinhos de vento, tambores, pandeiretas, carrinhos de mão e outros), também não faltam  as pevides, tremoços, bananis ou amendoins.

Até ao início dos anos 90, a Feira dos Lázaros foi sempre organizada pelo Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra, mas um diferendo levou a que este grupo desse origem a duas novas formações: o Grupo Folclórico da Universidade de Coimbra e o Grupo Folclórico de Coimbra.

PUBLICIDADE

Os dois mantiveram a tradição, só que em locais diferentes: o Largo D. Dinis e o Bairro de Celas, apostando na revitalização das tradições antigas, defendendo os valores da cultura popular e a preservação das tradições de Coimbra, através de recriações que assentam no rigor histórico e na autenticidade. 

Veja o vídeo do Direto NDC com a tricana Fernanda Pereira no Largo D. Dinis:

PUBLICIDADE

publicidade

 

Veja o vídeo do Direto NDC com Maria de Lurdes do Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade:

 

Veja o vídeo do Direto NDC dos vários doces tradicionais de Coimbra que encontra no Largo D.Dinis:

 

Veja o vídeo do Direto NDC com Emília Peres que dá a receita do Manjar Branco de Coimbra:

 

Veja o vídeo do Direto NDCcom Fernando Melo na Tasca do Amadeu tno Bairro de Celas:

 

Veja o vídeo do Direto NDC com Eulália Peres, presidente do Grupo Folclórico de Coimbra:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE