Coimbra

Coimbra: Vereadora socialista Carina Gomes pede apoios para famílias, empresas e instituições

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 31-10-2022

O atual contexto económico que se vive, com a guerra e a crise a criarem grandes dificuldades a todos, deve levar a Câmara Municipal de Coimbra a adotar novas medidas de apoio às famílias, empresas, coletividades e instituições.

PUBLICIDADE

Este foi o apelo deixado pela vereadora socialista Carina Gomes ao presidente do município, José Manuel Silva, durante a reunião do executivo desta segunda-feira.

Carina Gomes defende que é preciso adotar “medidas que melhorem as condições de vida dos cidadãos” e considera que “este é o momento de apoiar novamente as famílias, as empresas, as associações e as instituições para que, cada qual na sua esfera de ação, possa manter as condições mínimas de desempenho dos seus papéis essenciais”. Não “deixar ninguém para trás” foi o apelo que fez, recordando que a crise energética, a escassez de bens alimentares e a inflação contínua não estão a poupar ninguém.

PUBLICIDADE

Reforçou, também, a necessidade de apoiar o setor da cultura e propôs algumas medidas que, no seu entender, deveriam ser já adotadas no próximo ano, algumas delas já testadas pelo anterior executivo durante a pandemia da covid-19.

O adiantamento de 25% do valor médio dos subsídios concedidos pela Câmara à atividade permanente nos últimos cinco anos, como apoio às entidades culturais do concelho no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural; a comparticipação excecional em 10% da totalidade dos custos fixos de utilização das instalações das associações culturais com sede no município (água, eletricidade e gás), durante o primeiro semestre de 2023, com eventual prorrogação até ao final do ano, se as circunstâncias inflacionistas se mantiverem, integram o grupo de seis medidas sugeridas pela vereadora.

PUBLICIDADE

publicidade

Carina Gomes propõe, ainda, que seja retomado o programa “Vamos Abraçar a Cultura”, que consiste na oferta de um bilhete na compra de outro para espetáculos promovidos pelo município no Convento São Francisco; e a criação de um programa de redução excecional dos preços dos bilhetes em todos os equipamentos culturais municipais, ressarcindo as entidades gestoras dos valores não recebidos.

A retoma do programa de apoio aos artistas que vivem ou trabalham na nossa cidade, através da utilização gratuita de espaços e equipamentos no Convento São Francisco, para trabalhos de gravação de áudio e/ou vídeo que os artistas necessitem para fins concursais ou outros devidamente fundamentados; assim como a redução excecional de 50% dos valores cobrados pelo aluguer do Grande Auditório e da Antiga Igreja do Convento São Francisco, durante o primeiro trimestre de 2023, com possibilidade de prorrogação da medida, quando se trate de eventos culturais, completam o “pacote” de medidas propostas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE