Vamos

Coimbra vai ter um Festival de Francesinhas e tem uma versão vegan (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 03-05-2022

Francesinhas à moda do Porto, com sabor a tradição, vão encher o Jardim da Sereia durante 10 dias. De 6 a 15 de maio, restaurantes portuenses vão rumar até à cidade dos estudantes para mostrarem o que valem. 

PUBLICIDADE

A iniciativa, promovida pela União das Freguesias de Coimbra e Câmara Municipal, é de entrada livre. Os espaços vão funcionar de segunda a sexta-feira, entre as 12:00 e as 15:00, e das 19:00 às 23:00. Aos fins de semana o horário é contínuo do meio-dia às onze da noite.

O Alicantina, o I Love Eat Francesinhas (que em breve vai abrir um espaço em Antanhol), a Cufra, Santa Francesinha e a Taberna Portuense vão servir aquela que é por muitos considerada a melhor sandes do mundo. O evento é de entrada livre só paga as francesinhas que comer. Estas são vendidas a 10 euros cada, à exceção da versão vegan, uma estreia absoluta na cidade, como assegura a organização, que custa 12 euros. 

PUBLICIDADE

Francisco Freixinho, responsável pelo evento, garante que a tradição é a palavra de ordem deste festival que chega pela primeira vez a Coimbra, mas já passou por Câmara de Lobos, na Madeira, Oeiras, Loures, entre outros. “Não queremos invenções, só o tradicional”, revela, dizendo que a capacidade é de 300 lugares. Cada restaurante terá o seu espaço e a esplanada será comum. 

Uma das grandes novidades do festival é a francesinha 100% vegan certificada, que será servida pela Santa Francesinha. Carlos Sá Pereira, do restaurante que integra o grupo Cufra, explicou que é feita com tomate grelhado, cebola caramelizada, courgete, cogumelos, chouriço de soja, bife de seitan e queijo vegetal, feito à base de leite de côco. A especialidade conta com um fornecedor exclusivo que vende produtos de origem vegetal e no segredo leva um “tratamento de especiarias próprio”.

PUBLICIDADE

publicidade

Marco Guarda, do I Love Eat Francesinhas, promete trazer a francesinha de alheira e a de frango com presunto e queijo da serra. O conimbricense que fez vida no Porto, vai regressar à cidade Natal e a 21 de maio abrirá um restaurante em Antanhol.

João Oliveira, da Taberna Portuense, e Carlos Falcão, da Cufra, apostam mais na tradicional francesinha à moda do Porto e garantem que o segredo está no molho.
Para acompanhar haverá vinho Francesinha, que se carateriza por ser fresco, frutado e ligeiramente gaseificado.

Para os mais novos, está disponível na Casa de Chá um menu infantil à base de pizzas e haverá algumas surpresas para as crianças, revelou João Francisco Campos, presidente da União das Freguesias de Coimbra, deixando o convite a todos para saborearem a “rica francesinha”. 

Veja o direto NDC com a apresentação do evento que decorreu hoje na Casa de Chá:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE