Cidade

Coimbra vai parar para receber Chefe de Estado da República Helénica

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 26-01-2017

Coimbra vai parar na próxima segunda-feira para que o Presidente da República Helénica possa andar à vontade entre a Baixa e a Alta da Cidade.

PUBLICIDADE

psp grego

Todas as “medidas consideradas excecionais” serão justificadas com a prestação das “devidas Honras de Estado à entidade que nos visita”, pelo que é melhor andar a pé ou ficar em casa.

PUBLICIDADE

Nesse dia, a Universidade de Coimbra vai atribuir o o titulo de Doutor Honoris Causa a Prokópis Pavlópoulos, Presidente da Grécia, que, como vem em Visita de Estado, tem mais do que via verde para circular em Coimbra.

A cobertura jornalística  também está a ser condicionada pela Presidência da República Portuguesa, que reuniu na Universidade de Coimbra com as televisões da capital e a gerência de informação, o que obrigará a comunicação social local a ficar em segundo plano.

PUBLICIDADE

publicidade
Pedro T

Pedro Teles e Manuel Machado

Para procurar “minimizar os constrangimentos que se venham a concretizar e de forma a que os cidadãos de Coimbra sejam o menos possível” afetados pelas cerimónias que se vão realizar, a Polícia de Segurança Pública de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra promoveram uma conferência de imprensa para nos dizerem com o que podemos contar nesse dia 30.

O e-leitor não poderá circular entre as 8:30 e as 10:00 na Avenida Dias da Silva,  de onde saem os cavalos da GNR que vão fazer Guarda de Honra o Chefe de Estado Helénico.

Entre as 7:30 e as 14:00 não pode circular na Calçada Martim de Freitas, Largo Dom Dinis e ruas dos Estudos, Larga, Padre António Vieira, São João, São Pedro e Arco da Traição.

Nas ruas Oliveira Matos, Castro Matoso, Infantaria 23,  Tomar, Venâncio Rodrigues e Alxandre Herculano, Praça João Paulo II não pode passar entre as 7:30 e as 14:00.

Entre as 9:00 e as 11:00 não pode viajar na Praça 8 de Maio e ruas da Sofia e Olimpio Nicolau Fernandes.

Não pode estacionar na Sá da Bandeira (sentido ascendente), República, Alexandre Herculano, João Paulo II, Martim de Freitas, Dom Dinis, Estudos, Sé Nova, São João, São Pedro, Porta Férrea, José Falcão, Estádio, Santa Isabel e Convento de São Francisco.

Haverá condicionamento temporário em zonas como a a Júlio Henriques, Fernão de Magalhães, Fernando Namora, Inês de Castro, João das Regras, Ponte Açude, Ponte Rainha Santa Isabel, João Paulo II, São José, Combatentes, Manutenção Militar, Estádio, Dom Manuel I, Manuel Rodrigues, Jorge Anjinho, Padre Estevão Cabral e Saragoça.

Centenas de cavalos, cães, viaturas e elementos da GNR e PSP vão garantir a segurança do Presidente da Grécia em Coimbra.

A Polícia de Coimbra reforçada com efectivos da Unidade Especial de Polícia, Corpo de Intervenção, Corpo Cinotécnico, Grupo de Segurança Pessoal. A Polícia Municipal vai dar “um grande apoio”.

A primeira paragem do Presidente da República Helénica está marcada para as 10:00 na Igreja de Santa Cruz, onde deposita uma coroa de flores no túmulo de D. Afonso Henriques.

Depois irá fazer “continência” na Praça João Paulo II, seguindo para o Pátio da Universidade, onde se vai encontrar com o nosso Presidente da República.

 Prokópis Pavlópoulos vai ter direito a um grande almoço no Convento de São Francisco. É convidado de Manuel Machado, que não quis revelar a ementa. O líder grego terá oportunidade de assistir a actuações do Coro de Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e da Orquestra Clássica do Centro. Terá a companhia das figuras mais ilustres da região e das entidades nacionais que se deslocam a Coimbra.

A Cerimónia de doutoramento “honoris Causa” do Presidente da República Helénica decorre na Sala dos Capelos (Sala Grande dos Atos), pelas 14:30.

grego

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, será o Apresentante, estando os elogios a cargo de José Francisco de Faria Costa (elogio do Apresentante) e José Manuel Aroso Linhares (elogio do Doutorando), docentes da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), a Faculdade que apresentou a proposta de atribuição do grau.

A FDUC afirma que Prokópis Pavlópoulos «possui uma carreira política relevante, tendo desempenhado, desde cedo, as mais elevadas funções na vida política da Grécia».

Manuel Machado, Presidente da Câmara Municipal, espera que “as coisas corram da melhor forma”.  Deseja “ardentemente que a visita do decorra com o maior brio”.

O líder da autarquia local salientou que “desde tempos imemoriais  que a cultura helénica tem sido um referencial da nossa cidade”. Isto é mais um estimulo para que nos empenhemos, conclui.

Veja mais:

Pedro Teles, Comandante da PSP de Coimbra, revela pormenores da operação que vai “obrigar a algumas alterações” no trânsito local.

O responsável pela PSP no distrito de Coimbra espera que o Presidente da República Helénica “fique com Coimbra no coração”.

Veja mais:

A visita decorre numa altura em que a Grécia acusa Portugal de discriminar refugiados.

Veja os locais onde não pode circular ou estacionar:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE