A Câmara de Coimbra vai lançar um concurso público internacional para a limpeza de espaços públicos para uma área urbana maior, afirmou hoje a presidente do município, Ana Abrunhosa.
“Vamos lançar um concurso público internacional para a higiene, sobretudo urbana. [Queremos que] aquilo que foi feito para a SUMA [empresa privada] para um espaço reduzido possa ser feito para uma área urbana maior”, disse Ana Abrunhosa, que falava no período antes da ordem do dia da reunião do executivo.
Segundo a autarca eleita pela coligação Avançar Coimbra (PS/Livre/PAN), este concurso público será construído e delineado em conjunto com as juntas de freguesia, considerando que o município “está em falta muitas vezes e pode fazer melhor trabalho na limpeza”.
Nesse sentido, deu nota de que, numa mesma zona, há serviços de higiene das freguesias, do município e da SUMA, empresa privada contratada para a higiene urbana em alguns pontos do concelho.
Essa repartição “gera ineficiências, gera desresponsabilização”, notou, numa intervenção em que deu nota de que o município está também atento a lixo deixado fora dos contentores e que irá acentuar a identificação dessas ilegalidades, em que há lugar a coimas para infratores.
Na reunião do executivo, o vereador da coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/IL/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/MPT/Volt) João Francisco Campos confirmou que há ruas onde podem atuar duas entidades distintas, mas as zonas estão definidas e são claras.
Além disso, o vereador, que foi presidente da União de Freguesias de Coimbra no anterior mandato, disse ainda que não tem “a menor dúvida que a higiene urbana está hoje melhor do que quando era uma empresa a fazer esse trabalho”.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
