Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Coimbra vai investir 1,5 milhão de euros no Mercado Municipal D. Pedro V

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 24-06-2019

Coimbra vai investir cerca de 1,5 milhões de euros na manutenção e requalificação do Mercado D. Pedro V, onde será instalada uma praça de restauração e um largo, segundo uma proposta hoje aprovada em reunião de câmara.

PUBLICIDADE

A proposta de projeto e abertura de concurso público foi aprovada, por maioria, na sessão de câmara quinzenal.

PUBLICIDADE

publicidade

A oposição ao executivo municipal liderado pelo socialista Manuel Machado queixou-se de que o projeto devia ter sido alvo de discussão pública e que o município devia alterar o critério de adjudicação de preço mais baixo, para evitar dissabores como já aconteceu noutras intervenções na cidade.

“Fizemos discussões com os operadores do mercado e o assunto também esteve em debate no período pré-eleitoral”, ripostou o vice-presidente da Câmara, Carlos Cidade, que considera urgente a execução da obra.

PUBLICIDADE

Segundo o autarca, que neste ponto substituiu o presidente Manuel Machado, o projeto acabou por “evoluir muito face à solução inicial mais contida, que pouco ultrapassava os 800 mil euros”.

A modernização e dinamização do Mercado Municipal D. Pedro V prevê a implementação de “novas dinâmicas de funcionamento”, com a instalação de postos fornecedores de refeições e de uma zona central comum com mesas.

O projeto inclui a criação de uma praça de restauração na área central do 1.º piso, onde serão também instalados espaços de encontro, para pequenas feiras temáticas e eventos de animação e um outro dirigido aos produtores agrícolas.

Considerado um espaço âncora da baixa de Coimbra, o mercado vai ainda ganhar um “condomínio criativo” com três espaços amplos para lojas, ateliês e ‘cowork’, e um miradouro na antiga “casa dos frangos”, que vai constituir um espaço exterior.

A futura empreitada inclui também obras de manutenção no edifício, que tinha sofrido uma grande remodelação em 2001.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com